December 29, 2017, 8:11 am
Por Helder Moraes Miranda, em dezembro de 2017.
Marina Colasanti é o nome da literatura em 2017. Oitenta anos, relançamento de livros e um livro inédito. Todos eles reunidos em uma única obra: "Mais de 100 Histórias Maravilhosas", lançado recentemente pela Global Editora.
O lançamento agrega dez livros - nove deles publicados em ordem cronológica publicados ao longo de mais de 30 anos, e o inédito "Quando a Primavera Chegar". Mas não se engane. "Contos Maravilhosos"é o nome técnico que se dá para os contos de fada. O título foi colocado assim para que as pessoas não pensassem que é um livro voltado para "criancinhas", com "fadinhas", "bruxinhas" ou "histórias mágicas", como explica a própria autora.
Não é. Os contos reunidos na obra servem para qualquer idade e estão ligados à essência do ser humano. Estão ligados aos sentimentos mais profundos, como amor, ciúme, inveja, medo e morte, muita morte, porque Maria Colasanti considera a morte um tema necessário, que deveria ser mais abordado na literatura. As possibilidades de interpretação, claro, são infinitas e se adaptam à qualquer idade.
"Mais de 100 Histórias Maravilhosas" começa do infanto-juvenil "Uma Ideia Toda Azul", publicado pela primeira vez em 1979, e segue por outros que foram publicados na sequência, como "Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento" (1982), "Entre a Espada e a Rosa" (1992), "O Homem Que Não Parava de Crescer" (1995), entre outros, finalizando pelo livro inédito, de 2017. Na cuidadosa edição da Global Editora, as ilustrações são da própria autora e o projeto gráfico de Eduardo Okuno.
No estilo inconfundível de Marina Colasanti, é estabelecido um diálogo com gente de todas as idades e classes sociais, levando ao coração histórias que se passam em cenários suntuosos, mas que sensibilizam por abordar temas que inquietam as pessoas de hoje.
A diferença dos "contos maravilhosos" de Colasanti está na perspectiva de empoderamento feminino, palavra tão em evidência nos dias de hoje, mas que já era praticada pela escritora há mais de três décadas. No meio de reis, castelos, torres e seres mitológicos estão mulheres que são protagonistas de suas próprias histórias.
Sendo assim, os textos, que porventura, poderiam ser datados por se tratar de uma trajetória literária, tornam-se moderníssimos. Veteraníssima, Marina Colasanti é mais moderna que os novatos na arte de escrever. "Mais de 100 Histórias Maravilhosas"é uma celebração à literatura brasileira, para adultos de todas as infâncias e crianças de todas as idades.
"Quando a Primavera Chegar", o livro inéditoA chegada do aniversário de 80 anos de Marina Colasanti, completados em 26 de setembro, trouxe a ela muitas alegrias. Agora, em setembro, venceu o XIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, mostrando, por meio de uma rica linguagem poética e da construção de personagens complexos, a qualidade literária de seu trabalho.
Corrobora com esse reconhecimento a sua nova obra de contos infantojuvenis "Quando a Primavera Chegar" (Global Editora, 112 páginas, R$ 39), disponível nas livrarias em livro individual e no livro "Mais de 100 Histórias Maravilhosas".
O livro individual conta com ilustrações da própria autora e projeto gráfico de Claudia Furnari e traz dezessete contos inéditos. Um crisântemo floresce na palma da mão, um menino nasce com um olho no meio da testa, um relojoeiro fabrica um robô, um rei precisa de povo. Tudo é surpreendente e tudo é verdadeiro no livre espaço do imaginário em que os contos deste livro acontecem. Mas não há estranhamento. Levado pela linguagem singular da autora, o leitor participa desse espaço, rumo a um encontro com suas próprias emoções.
Os festejos de Marina não param por aí, ela concorre também ao Hans Christian Andersen, cujo ganhador será revelado na Feira do Livro de Bolonha, em março de 2018.
80 anos de talentoMarina Colasanti nasceu em Asmara, na Eritreia, viveu em Trípoli, percorreu a Itália em constantes mudanças e transferiu-se com sua família para o Brasil. É casada com o escritor Affonso Romano de Sant’Anna, com quem teve duas filhas.
Viajar foi, desde o início, sua maneira de viver. Assim, aprendeu a ver o mundo com o duplo olhar de quem pertence e ao mesmo tempo é alheio. A pluralidade de sua vida transmitiu-se à obra. Pintora e gravadora de formação, é também ilustradora de vários de seus livros. Foi publicitária, apresentadora de televisão e traduziu obras fundamentais da literatura. Jornalista e poeta, publicou livros de comportamento e de crônicas, recebendo numerosos prêmios como contista.
Recentemente, como parte de uma série de ações de incentivo, pesquisa e valorização da leitura de literatura no Brasil, a Cátedra Unesco de Leitura PUC/Rio divulgou pelo décimo ano o Prêmio Selo Cátedra, com uma lista de obras consideradas as mais relevantes publicadas no ano para jovens e crianças. "Quando a Primavera Chegar", de Marina Colasanti, e "ABC dos Abraços", de Sérgio Capparelli, foram premiados.
Marina Colasanti: histórias maravilhosas ou contos de fada?
Marina Colasanti fala sobre "Quando a Primavera Chegar"
*Helder Moraes Miranda escreve desde os seis anos e publicou um livro de poemas, "Fuga", aos 17. É bacharel em jornalismo e licenciado em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura, pela USP - Universidade de São Paulo, e graduando em Pedagogia, pela Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Participou de várias antologias nacionais e internacionais, escreve contos, poemas e romances ainda não publicados. É editor do portal de cultura e entretenimento Resenhando.
↧
December 29, 2017, 3:39 pm
Por Luiz Gomes Otero*, em dezembro de 2017.
Liderada por Jeff Lynne, a Eletric Light Orchestra realizou um show ao vivo no mítico estádio de Wembley, na Inglaterra, terra natal da banda que se notabilizou por emplacar vários hits nos anos 70 e 80. E o registro dessa apresentação pode ser conferido no CD e DVD "Wembley or Bust", onde a interação com o público comprovou que as canções passaram no teste do tempo.
O show abre com clima de rock progressivo em "Standin'in The Rain" para depois entrar no clima hit parade de Evil Woman e All Over The World (esta integrante da trilha do filme "Xanadu"). A sonoridade com toques sinfônicos e influência explícita dos Beatles nos arranjos pode ser notada até mesmo nas canções mais recentes, como "When I Was a Boy", do último álbum de estúdio da banda. Há ainda o momento "Traveling Wylburys" com Handle With Care, além de hits dançantes como "Last Train To London", "Don´t Bring Me Down" e o tema do filme "Xanadu".
Foi muito legal reviver o hit "Twilight", com seu clima de ficção científica. Lembro bem dessa canção tocando sem parar nas rádios nos anos 80. Foi um dos hits certeiros de Lynne naquele período. Há momentos mais introspectivos em "Mr. Blue Sky" e "Telephone Line". Mas sempre com aquele tempero pop sinfônico e com os Beatles como referência. "Roll Over Beethoven", de Chuck Berry, com a célebre introdução da 5ª Sinfonia, fecha a apresentação com chave de ouro.
Lynne é um dos talentos natos para compor e produzir hits na atualidade. Já deu várias amostras disso ao longo das últimas quatro décadas. E ao que parece ainda vai continuar por algum tempo fazendo o que sempre gostou de fazer.
"Evil Woman"
"All Over The World"
"Twilight"
"Xanadu"
*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.
↧
↧
December 29, 2017, 6:00 pm
TV Cultura: A apresentação integra a faixa dedicada à orquestra que a emissora estreou na última semana
Neste domingo, dia 31 de dezembro, às vésperas do ano novo, a TV Cultura exibe um concerto inédito da Jazz Sinfônica. Nele, a orquestra é acompanhada pela cantora alemã Ute Lemper sob a regência de João Maurício Galindo. Apresentada por Cassiana Strasburg, a faixa vai ao ar às 23h.Realizado no belo Teatro de Vermelhos, em Ilhabela, o concerto é marcado pela intensa sintonia entre Ute Lemper e a Orquestra Jazz Sinfônica. O repertório da noite faz uma viagem por sons e épocas distintos, indo de Milton Nascimento a George Gershwin, de Van Morrison a Astor Piazzolla.Lemper tem uma carreira sólida no cenário europeu e já desfilou seu talento em palcos consagrados, como os dos musicais da Broadway, dando vida a diferentes personagens. Notável intérprete da poesia de Neruda e Bukowski e de grandes nomes da música, como Jacques Brel e Edith Piaf, a alemã foi consagrada com diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Olivier de Melhor Atriz de Musical. Sobre a Jazz Sinfônica, a cantora afirmou se tratar da melhor orquestra que já acompanhou suas músicas.Sobre a faixa Jazz Sinfônica: Em uma faixa dedicada à Orquestra Jazz Sinfônica, a TV Cultura traz oito concertos inéditos do grupo. Nos shows liderados pelos regentes João Maurício Galindo e Fábio Prado, a orquestra composta por 70 músicos toca diversos gêneros da cultura brasileira, como o frevo, a MPB e o baião. Além disso, grandes artistas do Brasil e do mundo fazem participações especiais em algumas das apresentações.
↧
December 29, 2017, 6:30 pm
A festa da virada, com open bar e alimentação, garante a tradição de pular as sete ondas, mesmo sem estar na praia
A expectativa para a 7ª edição de o ‘O Réveillon’, festa da virada de ano no parque aquático Wet’n Wild, é grande. O empreendimento espera receber mais de 4 mil pessoas no evento que garante a tradição de pular as sete ondas e oferece três opções de festas com open bar e alimentação.
A programação tem início às 22h e término às 04h, com shows de vários estilos musicais, do eletrônico ao samba. Os Djs Tom Hopkins e Mayara Leme, as bandas Aquarela Tropical Samba Show, Like It e o Grupo do Bola estarão no comando da animação.
Os convites para a Pool Party (pista), podem ser adquiridos até o dia 31, para o Camarote (espaço reservado) e o Premium Dinner (jantar completo no espaço White Pavilion), as vendas terminam no dia 29 (sexta-feira), de acordo com a disponibilidade. Além dos ingressos individuais, o Wet’n Wild criou o combo Pool Party (5 pessoas), vendido apenas pelo televendas.
Os convites são vendidos exclusivamente na loja virtual (www.wetshop.com.br), televendas (11. 4496-8008) e pelo WhatsApp (11. 94365-7654). Valores:Pool Party 3º Lote: adulto – R$ 210,00Camarote 4º Lote: adulto – R$ 350,00 Premium Dinner 5º Lote: adulto – R$ 490,00Combo Pool Party (5 pessoas) - R$ 1.020,00
Evento: O RéveillonData: 31 de dezembroHorário: 22h às 04hCanais de venda: Wet Shop (www.wetshop.com.br) e Televendas (11.4496-8008).Sobre o Wet’n Wild: O complexo aquático, possui área total de 116 mil m², com capacidade para receber até 12 mil pessoas por dia, foi eleito, o melhor parque aquático do Brasil, segundo pesquisa DataFolha (2016). Com 25 atrações, que juntas totalizam sete milhões de litros de água tratada e reciclada, elas estão classificadas como: família, moderadas e radicais, promovendo diversão para todas as idades. O parque oferece infraestrutura com lanchonetes, banheiros, vestiários, fraldário, área de descanso e amplo estacionamento.
↧
December 29, 2017, 8:00 pm
Com a chegada do fim do ano, vêm também as promessas de mudança, a renovação dos desejos para 2018 e os planos para transformar as diversas áreas da vida. E para que isso seja realmente possível, é importante traçar estratégias, principalmente financeiras. Por essa razão, o professor de finanças do ISAE – Escola de Negócios, Aleksander Kuivyogi Avalca, listou cinco dicas que podem ajudar a começar o ano de forma mais organizada.
1) Cautela com festas e fériasQuando chega final de ano, as datas comemorativas como Natal e Ano Novo, fazem com que as pessoas aumentem seus gastos, sem ter um planejamento detalhado. Pelo fato de passarem por um ano complicado, acabam comprando muitos presente, muita comida, reservas de lugares legais para passar as férias etc, querendo curtir e relaxar. Mas esses gastos normalmente são exagerados e o orçamento, muitas vezes, não está preparado para isso. Por essa razão, é importante fazer um planejamento de quanto se tem e quando se pode efetivamente gastar nessa ocasião.2) Dinheiro de férias e 13ºPra quem está endividado, com o cartão de credito estourado ou em cheque especial, é interessante utilizar esse valor para quitar as despesas maiores. Mas deve haver muito cuidado para que isso não vire uma bola de neve. Isso não deve ser padrão, pois esse dinheiro deve ser usado para aproveitar as férias. Porém, se você está endividado, quite todo o valor e se planeje melhor para o próximo ano.3) Promessas de virada de anoPara muitas pessoas, a virada de um ano é um novo ciclo. Pensando em renovação, é importante a mentalidade e a inteligência financeira, ou seja, saber como usar melhor dinheiro. Adaptar a vida com a nossa realidade e viver como puder e não como quiser. É necessário se preparar para a vida que se quer ter, por meio de reserva e investimentos, buscando estudar sobre finanças pessoais. A promessa para o novo ano deve ser: se comprometer a colocar como meta de 2018 trabalhar a mentalidade financeira.
4) Ano de eleiçãoEm um ano de eleição, o país sofre várias alterações. Esse momento pode afetar os juros, inflação, o crescimento do país etc. Por isso, é preciso estar preparado. Fazer uma reserva financeira é um ótimo plano para evitar ser pego desprevenido. Fazer investimentos, de forma que o dinheiro “trabalhe para você”, também é um passo importante. Isso serve para qualquer tipo de pessoa. Tanto as que sabem muito sobre assuntos financeiros, quanto as que não sabem nada. É importante lembrar que investimento não é poupança. Poupança é reserva. Investimento pressupõe CDB's, LCI, tesouro direto ou fundos de investimentos e ações.
5) Planejamento financeiroO ponto mais importante para que a receita esteja alinhada com as despesas é fazer um planejamento financeiro. De acordo com Avalca, o ideal é fazer plano para os três meses seguintes. Colocar em uma planilha o quanto recebe, o quanto a família recebe (se for casado, quanto o marido ou a esposa ganha, se tem filhos que ajudam, quanto cada um ganha etc). Depois disso, listar todas as despesas: aluguel, prestação, seguro, condomínio, presentes de datas comemorativas, carnaval, férias. Se ao final do planejamento o saldo estiver negativo, é necessário voltar nas despesas e começar a fazer cortes. Dessa forma, é possível fazer ajustes para que nos próximos três meses não haja prejuízo.
↧
↧
December 29, 2017, 9:00 pm
Neste domingo, 31 de dezembro, às vésperas do ano novo, a TV Cultura exibe um concerto inédito da Jazz Sinfônica. Nele, a orquestra é acompanhada pela cantora alemã Ute Lemper sob a regência de João Maurício Galindo. Apresentada por Cassiana Strasburg, a faixa vai ao ar às 23h.
Realizado no belo Teatro de Vermelhos, em Ilhabela, o concerto é marcado pela intensa sintonia entre Ute Lemper e a Orquestra Jazz Sinfônica. O repertório da noite faz uma viagem por sons e épocas distintos, indo de Milton Nascimento a George Gershwin, de Van Morrison a Astor Piazzolla.
Lemper tem uma carreira sólida no cenário europeu e já desfilou seu talento em palcos consagrados, como os dos musicais da Broadway, dando vida a diferentes personagens. Notável intérprete da poesia de Neruda e Bukowski e de grandes nomes da música, como Jacques Brel e Edith Piaf, a alemã foi consagrada com diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Olivier de Melhor Atriz de Musical. Sobre a Jazz Sinfônica, a cantora afirmou se tratar da melhor orquestra que já acompanhou suas músicas.
Sobre a faixa Jazz SinfônicaEm uma faixa dedicada à Orquestra Jazz Sinfônica, a TV Cultura traz oito concertos inéditos do grupo. Nos shows liderados pelos regentes João Maurício Galindo e Fábio Prado, a orquestra composta por 70 músicos toca diversos gêneros da cultura brasileira, como o frevo, a MPB e o baião. Além disso, grandes artistas do Brasil e do mundo fazem participações especiais em algumas das apresentações.
↧
December 29, 2017, 10:00 pm
A música é campeã em marcar momentos. O fim do ano também é época de relembrar fatos que marcaram, de alguma forma, as nossas vidas. E você, qual a música que marcou seu ano?
O ranking da Connectmix, fonte de informação para imprensa nacional e artistas, mostrou, em tempo real, a lista das músicas que mais tocaram nas rádios em 2017. Foi um ano de muita diversidade. O internacional Luis Fonsi fez o mundo balançar ao som do seu reaggaeton viciante "Despacito". Ana Vilela despontou como a mais tocada na MPB com sua música "Trem Bala".
Kell Smith surgiu e ganhou posições de forma incrível alcançando o topo das mais tocadas no mês de dezembro com seu hit"Era Uma Vez" no gênero Rap/Hip-Hop. É claro que o sertanejo continuou dominando e clássicos como Roberto Carlos que inovou com um feat com a beldade Jennifer Lopez também entraram na lista as mais tocadas em 2017.
Como já era de se esperar nessa "Festa de Girl Power" iniciada nos anos anteriores, as mulheres continuam ganhando espaço e ocupando mais posições no ranking. Mas você sabe qual foi a música mais tocada nas rádios em 2017? A música que mais lhe tocou está nessa lista? Confira pelas imagens abaixo!
↧
December 29, 2017, 11:00 pm
A comilança da ceia de Natal acabou e do Ano Novo se aproxima, mas para você que já queimou a largada na celebração repleta de delícias, a dica é fazer algumas adaptações na alimentação nos próximos dias para ajudar a acelerar o metabolismo e, assim, colaborar com o processo de queima de calorias.
Confira seis dicas simples do médico fundador da Emagrecentro e membro da Sociedade Brasileira de Nutrologia, Edson Ramuth e, da nutricionista Nathália Borghi, da Green Station, para acelerar o metabolismo.
Não esqueça do café da manhãApós uma noite de jejum, o corpo precisa de componentes para acelerar o metabolismo. Deixar de lado o café da manhã pode diminuir a capacidade do organismo em queimar gordura, afinal ele vai querer conservar energia. Segundo Ramuth, o ideal é fazer a refeição até uma hora após acordar.
Incremente a salada com peixeO consumo da salada durante o almoço, ou jantar, é importante porque é rico em fibras e nutrientes. Uma sugestão da Nathália é acrescentar salmão na salada impulsiona bastante o metabolismo. Outra dica é levar mais tempo para mastigar, pois assim o cérebro tem mais tempo para registrar que o corpo está satisfeito.
O estresse atrapalha até na balançaO hormônio cortisol do estresse pode causar estragos até na balança. Quando os níveis desse vilão estão muito altos, ele dificulta a desenvoltura do corpo em queimar gordura. “Pratique atividade física. Isso aumenta a longevidade, ameniza o nervoso do dia a dia e, acelera o metabolismo”, diz Ramuth.
Não pule refeiçõesEngana-se quem acha que irá emagrecer se deixar de jantar, pois pular as refeições pode induzir o corpo a armazenar mais calorias quando é alimentado, porque ele acredita que não está recebendo comida suficiente. Nathália reforça que fazer todas as refeições diariamente mantém os níveis de açúcar no sangue consistentes e, isso favorece que o metabolismo funcione de maneira correta.
Durma tranquilamenteUma noite de sono de oito horas ajuda a acelerar o metabolismo. Ramuth recomenda que é importante também ficar sem o celular uns 30 minutos antes de dormir, pois a luz emitida do aparelho cria dificuldades para a mente relaxar e ter um sono tranquilo.
Hidrate-seBeber água é importante para o funcionamento do corpo. Segundo a Nathália, além disso, a água otimiza as reações químicas do organismo, o que faz com que o metabolismo seja mais eficiente.
↧
December 30, 2017, 4:00 am
Você consegue avaliar qual foi seu desempenho naqueles planos que foram feitos no início do ano? Está satisfeito com as metas que foram alcançadas? Nessa época do ano é comum pensarmos nos sonhos e objetivos para o ano que está por vir, mas também é preciso relembrarmos do que foi prometido no passado.
Rita Calegari, psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, explica que é importante avaliar o desempenho do que já passou e não se esquecer de que os planos que fazemos devem ser revisados constantemente durante o ano. “Vivemos em um mundo onde a velocidade com a qual nossa vida muda - e em consequência nossos planos - deve ser considerada ao imaginar metas a médio e longo prazo. Com ajustes pontuais e frequentes para o alcance do que foi proposto, as chances de êxito são muito maiores”.
Segundo a especialista, é preciso que, durante o ano, os objetivos sejam sempre lembrados e que se faça um balanço de como está a realidade da sua vida naquele momento para que, se preciso for, a meta seja revista. “Por exemplo: a proposta era emagrecer (lembre-se de planejar quanto). No plano, além de dieta, havia exercícios. Ao avaliar mensalmente, dá para dizer - honestamente - se estamos cumprindo o planejado? Não? Por quê? Que tal mudar a estratégia e começar a caminhar no parque aos fins semana? Com ajustes pontuais e frequentes para o alcance da meta proposta, as chances de êxito são muito maiores! Afinal, se colocarmos uma meta e esquecer-se de fazer a gestão dela durante o ano, é certo que os resultados vão nos frustrar”.
Para o ano que está por vir, a primeira dica é celebrar as conquistas que foram alcançadas. É muito importante cuidar da autoestima e reconhecer os pontos positivos. Além disso, é preciso rever tudo o que foi planejado para uma avaliação completa e também para organizar as metas para o futuro. “Nessa fase devemos rever tudo o que planejamos, o que funcionou e também o que não deu certo. É preciso se questionar: deseja manter algumas metas, alterar ou criar outras? Lembre-se de visualizar onde você quer estar (carreira, vida pessoal, imagem, estudos, etc.) daqui cinco anos e comece a trabalhar para isso hoje”, enfatiza a psicóloga.
Rita explica ainda que, em muitos momentos, é importante envolver os amigos mais próximos, companheiros e familiares. “Compartilhe com alguém de confiança os seus planos: ouça o que a pessoa tem a dizer sobre o que você planejou e avalie a percepção dela na sua tomada de decisão. Às vezes, uma opinião sincera de alguém que nos conhece é decisivo para ajustar as diferenças entre um devaneio e uma meta. Mas não se esqueça: mesmo um devaneio pode se tornar realidade, por isso será positivo ouvir críticas para fortalecer seus planos”.
Neste início de ano, além das novas metas e expectativas, é importante dar atenção aos cuidados com a saúde. A realização periódica de exames preventivos e o acompanhamento médico são ferramentas importantes na detecção e tratamento de doenças, de forma segura e precoce. É importante buscar especialistas e solicitar o check-up médico, que é realizado com o objetivo de garantir que está tudo em ordem com a saúde e diagnosticar, caso necessário, alguma condição que ainda não tenha se manifestado por meio de sintomas.
Geralmente, a recomendação é realizar os principais exames de acordo com a sua faixa etária anualmente a partir dos 40 anos, tanto para o público feminino, quanto masculino. Além disso, deve-se também levar em consideração o histórico familiar.
↧
↧
December 30, 2017, 6:00 pm
Na noite de Revéillon, dia 31 de dezembro, às 21h20, a TV Cultura promove um debate sobre os principais fatos que escreveram a história deste ano nos campos da política, da educação, da saúde, da economia, da arte e do esporte. A "Retrospectiva 2017" também relembra os nomes mais marcantes do cenário artístico que nos deixaram este ano.
Com a mediação e apresentação de Willian Corrêa, o programa recebe o filósofo Luiz Felipe Pondé; o médico e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Paulo Saldiva; a advogada Maristela Basso; o consultor político Gaudêncio Torquato; o jurista Modesto Carvalhosa; e o historiador e escritor Jaime Pinsky. Todos esses especialistas também fizeram parte da bancada de comentaristas do "Jornal da Cultura" em 2017.
↧
December 30, 2017, 6:15 pm
Para começar 2018 com tudo, Alok participa Encontro com Fátima Bernardes nesta segunda-feira, dia 1º de janeiro. A atração, que vai ao ar pela Rede Globo, começa às 10h50 ao vivo para todo o Brasil.
No palco, o artista vai fazer a festa ao som de seus grandes sucessos “Never Let Me Go”, “Big Jet Plane” e de seu mais recente lançamento, o remix do hit “Pelados Em Santos”. “É um prazer imenso participar do “Encontro”. Adoro e sou fã da Fátima, será incrível estar ao lado de tanta gente bacana e especial. Espero que todos vocês curtam muito! Vamos entrar 2018 com força total!”, convida Alok.
Vale lembrar que o goiano Alok é um dos maiores ícones da cena brasileira. Eleito 19° melhor DJ do mundo pela revista DJ MAG, o artista vem colecionando vários prêmios com suas músicas e apresentações.
Acompanhe o Alok:Site oficial: http://www.aloklive.com.br/Instagram: www.instagram.com/alok/Facebook: www.facebook.com/livealokYouTube: www.youtube.com/user/livealok
↧
December 30, 2017, 6:30 pm
Nos últimos dias do ano, mentes começam a vagar e a pensar na retrospectiva de 2017. Para contribuir com esses pensamentos, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, a Arpen, divulgou o ranking dos nomes mais escolhidos para registro nos cartórios brasileiros. A lista veio à tona a partir de um estudo em todas as regiões do país que considerou apenas o primeiro nome, e as variações de nomes compostos mais comuns.
O nome mais registrado no Brasil, neste ano, foi Miguel. No total, 25.710 crianças foram registradas com o nome bíblico e de origem hebraica. Em segundo lugar, fica o nome Arthur, com mais de 21 mil registros. Entre as meninas, o nome mais escolhido foi Alice, com 18.508 registros. E em segundo vem Valetina: cerca de 13 mil meninas foram registradas com o nome, para comprovar o que muitos memes da internet já teriam mostrado.
Nomes mais frequentesO nome Enzo ficou em oitavo lugar, porém veio acompanhado de Gabriel, outro arcanjo. Mais de 10 mil crianças foram registradas com o nome Enzo Gabriel. E ainda assim, Enzo não deixa de ter substituído o nome João, que não entrou no ranking.
Ranking nomes frequentesA situação muda completamente quando são analisados apenas os primeiros nomes de registro. João foi o nome mais escolhido e está em 44 mil certidões de nascimento, seguido de Ana, que teve 41.500. Já Miguel, que estava em primeiro, não aparece mais.
Por fim, os nomes compostos mais registrados são: Maria Eduarda, Maria Clara e Maria Luiza. Entre os meninos, João Miguel, João Pedro e João Lucas são destaque.
↧
December 30, 2017, 7:00 pm
Por Reinaldo Domingos*, em dezembro de 2017.
As lotéricas daqui a pouco estarão lotadas, com filas enormes, por causa da Mega-Sena da Virada, que, neste ano, premiará com R$ 280 milhões, o maior valor da história.. Muita gente aposta não só dinheiro, mas também a esperança em ganhar essa quantia de dinheiro e resolver, de uma vez por todas, a vida financeira.
Embora a situação seja de euforia, é preciso cautela. Fazer “uma fezinha”, destinando pequenos valores para esta finalidade, faz parte da brincadeira e é divertido. No entanto, há pessoas que se tornam “viciadas” em apostar, o que, ao invés de ajudar, atrapalha - e muito - as finanças pessoais.O grande erro é achar que a única forma de se tornar independente financeiramente é por meio da sorte. Chegar a uma fase da vida em que não precisa mais trabalhar por necessidade, apenas por prazer, é um mérito de quem busca se educar financeiramente, planejando-se para alcançar esse objetivo.Na educação financeira, a pessoa aprende a ter sonhos materiais que serão realizados e entre estes sempre deverá estar o da independência financeira. Na Metodologia DSOP, dividimos os sonhos em: curto (até um ano), médio (de um a dez anos) e longo prazo (mais de dez anos). Se tornar sustentável financeiramente deve ser um objetivo de longo prazo, porém, para atingir, o início deve ser imediato.Em uma aposta da Mega-Sena da Virada, a chance de acertar todos os seis números é de uma em 50.063.860, segundo os dados oficiais da Caixa Econômica Federal. Por outro lado, apostando na educação financeira, para se tornar sustentável financeiramente depende só de você.Para isso, o caminho deve ser o contrário do que normalmente fazem: ao receber seus rendimentos, a pessoa já deve, imediatamente, separar uma parte para os seus sonhos. Com isso, não haverá risco de cair nas tentações do consumo e não sobrar dinheiro para poupar.Também é fundamental que se saiba exatamente os valores desses sonhos, descobrindo, assim, o quanto deverá guardar mensalmente para cada um. O tipo de aplicação que deverá feito para realização dos sonhos também dependerá do tempo que pretende realizá-los. Para uma aposentadoria sustentável financeiramente, é preferível aplicações de longo prazo, como uma previdência privada ou título do tesouro direto.Enfim, o problema não é apostar, mas não ter consciência desses atos e apostar o seu futuro nisso. Se quiser realmente ter chances de ter o dinheiro para sua segurança financeira o caminho é ter sonhos e buscar educar-se financeiramente.
* Reinaldo Domingos é doutor e mestre em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, autor do best-seller "Terapia Financeira", do lançamento "Mesada Não É Só Dinheiro", e da primeira "Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil".
↧
↧
December 31, 2017, 1:00 am
Nos últimos anos, os espumantes têm conquistado as taças dos brasileiros. Muito comum em datas comemorativas, a bebida passou a ser consumida com mais frequência pelos brasileiros. O aumento da procura tem contribuído, também, para a melhora da qualidade dos espumantes nacionais e importados encontrados no país. Agora, com a proximidade das festas de Réveillon, a bebida que teve origem na França, na região de Champagne, a partir de um erro na produção de vinho que gerava uma grande gaseificação natural, ganha status de estrela da virada de ano.
O especialista Abel Blumenkrantz, executivo da Garage Vinhos, explica que a elaboração de espumantes pode ser feita por diferentes processos, mas dois são os mais utilizados: o método Champenoise e o Charmat. “O Champenoise é conhecido como o método tradicional, onde a segunda fermentação - responsável pela formação do perlage (bolhas) - ocorre na própria garrafa. No Charmat, ela acontece em enormes tanques autoclaves de aço inox, e também é conhecido por método natural”, detalha Abel.
As diferenças dos métodos de produção acabam resultando em bebidas com características diferentes. O espumante Champenoise é mais estruturado, cremoso e gastronômico. O Charmat, mais leve e aromático. “Os espumantes são fascinantes, e abrilhantam qualquer celebração. Nada melhor do que brindar o ano que está acabando, e receber o ano que está começando com bebidas de excelência”, complementa.
Para quem busca ótimas opções de espumantes para as festas de Réveillon, o especialista indica rótulos da América do Sul, que tem se destacado na produção, entre eles as bebidas da vinícola argentina Viña Las Perdices, que está localizada ao pé da Cordilheira dos Andes, em Mendoza. “Os espumantes da América do Sul têm conquistado um espaço muito importante no mercado internacional, apresentando bebidas com personalidade e com muito frescor. Da região de Mendoza, na Argentina, surgem espumantes fantásticos, com uma ótima relação custo-benefício”, completa Abel.
Confira algumas dicas de espumantes para as festas de Réveillon disponíveis em todo Brasil:
Charmat Brut (Viña Las Perdices – R$ 58): espumante composto pelas uvas Chardonnay e Chenin, de cor amarela pálido com reflexos verdes apresenta aromas de frutas cítricas, perlage persistente e delicada. Na boca, tem a predominância de frutas frescas que equilibra perfeitamente sabor e acidez, fazendo você sentir o frescor da fruta. Deixa uma sensação de verdadeira festa na sua boca. Harmonização: para acompanhar aperitivos, carnes brancas, mariscos e saladas frescas.
Charmat Sweety (Viña Las Perdices – R$ 58): com a combinação das uvas Torrontes, Viognier e Sauvignon Blanc, este espumante de bolhas finas é delicado e frutado, ideal para começar as comemorações da noite. Com seus aromas de flores e notas de pêssego branco e cítricos, na boca tem um ótimo volume que equilibra a doçura das uvas com a sua acidez. Harmonização: aperitivos, frutos do mar, sushi e diferentes tipos de sobremesas ou sorvetes.
Champenoise Brut Rosé (Viña Las Perdices – R$ 85): com uma cor rosa salmão brilhante, perlage delicada da combinação das uvas Pinot Noir e Chardonnay, este espumante de intensos aromas de frutos vermelhos tem uma excelente acidez. Com um volume médio e redondo, é ideal para brindar com estilo neste Réveillon. Harmonização: como aperitivo ou para harmonizar com frutos do mar, ceviches, carpaccios e demais preparos com de peixes.
Champenoise Brut (Viña Las Perdices – R$ 85): de cor amarela dourado suave, perlage delicada e fina, este espetacular espumante é feito com a segunda fermentação dentro da garrafa. Com combinação de duas uvas, Chardonnay e Pinot Noir, apresenta aroma de mel, amêndoas e frutas, é suave na boca, com boa acidez, elegância e frescor equilibrado. É um brinde perfeito para continuar as harmonizações da noite de Réveillon. Harmonização: como aperitivo ou para harmonizar com frutos do mar, ceviches, carpaccios e demais preparos com de peixes.
↧
December 31, 2017, 2:00 am
Adeus ano velho, feliz Ano Novo! Não importa a cor do look escolhido, o principal nesse momento é estar perto de quem se ama e celebrar com fogos, champanhe e tudo que tem direito.
A verdade é que 2018 está batendo à porta e a escolha do local para se despedir do passado e dar boas-vindas àquilo tudo que está por vir é superimportante. Por isso, a agência de viagens ViajaNet fez um roteiro de dicas em diversas cidades. Confira:
São Paulo (SP)Desistiu de viajar e ficou em São Paulo? Apesar de cheio, um dos lugares mais bonitos para se estar durante a contagem regressiva é a Avenida Paulista. Além do tradicional "Show da Virada" que leva artistas da atualidade em apresentações gratuitas ao decorrer do evento, há ainda a tão esperada queima de fogos. Durante essa noite, o policiamento é reforçado, então a segurança é garantida.
Alter do Chão (PA)Localizado no município de Santarém, Alter do Chão é um vilarejo paraense conhecido por sua hospitalidade e já foi considerado pelo jornal britânico The Guardian como a melhor praia brasileira. O "Vai Tapajós" marca as festividades da época, com muito carimbó e comidas típicas. O destaque fica para a "Karua Ara Pyau", que acontece em uma baía secreta próxima ao Rio Tapajós.
Rio de Janeiro (RJ)Ao longo dos quatro quilômetros de orla da praia de Copacabana, aproximadamente 2 milhões de pessoas se reúnem todos os anos para passar o Réveillon na "Cidade Maravilhosa". A queima de fogos tem duração de 12 minutos e os explosivos que pintam o céu são espalhados por 12 balsas que ficam no mar, deixando tudo mais bonito e seguro. A organização sempre disponibiliza um palco onde se apresentam bandas famosas e DJs para deixar a ocasião animadíssima.
São Miguel dos Milagres (AL)As comemorações nesse pedacinho do paraíso começam cedo. Com início no dia 27 de dezembro, a festa nomeada como "Réveillon dos Milagres" se estende até a virada. A 99 quilômetros de Maceió, é um destino para renovar as energias e entrar no novo ciclo com o pé direito. A vila de pescadores abriga diversos restaurantes de peso: não deixe de visitar o Polvo no Coco e se deliciar com as sobremesas do estabelecimento que fica na Praia do Marceneiro.
Guarapari (ES)Se as mais de 30 praias paradisíacas de Guarapari não fizeram você arrumar as malas e embarcar para o Espírito Santo, com certeza, o "Réveillon Privilège" será o suficiente para querer fazer uma visita aos capixabas. A party deste ano acontece no Thale Beach, à beira-mar da Praia de Peracanga e tem pacotes open bar e food. Aproveite também para se maravilhar com as belezas naturais da Área Preta e de Castanheiras.
↧
December 31, 2017, 3:00 am
O ano está acabando... Sendo assim, 2017 está abrindo passagem para 2018 e chegou a hora de festejar. Entre rituais e simpatias, o que não pode faltar para marcar a passagem é uma boa seleção de música para comemorar o novo ano que se inicia.
Pensando nisso, a Deezer separou algumas playlists especiais para animar ainda mais a sua virada de ano. De sugestões dos editores espalhados por todo o mundo, as playlists dominadas pelos artistas, é só favoritar, amar e, para aqueles que desejam ouvir offline, sem consumir o plano de dados da internet, sincronizar no celular antes de sair de casa e levar sua música no bolso pra onde for. Entre em 2018 com o pé direito as seleções abaixo:
"Festa de Ano Novo" - Para animar a galera, com essa seleção ninguém vai ficar parado. Repleta de hits de 2017, essa playlisté para chegar chegando no novo ano.
"Ano Novo do Gigante", por Léo Santana - O cantor Léo Santana dominou essa playlist exclusiva para a Deezer. Com ritmos variados, as faixas são perfeitas para agradar todo mundo na festa.
"Ressaca de Ano Novo" - Depois das bebedeiras de 2017, é hora de curar a ressaca. Nada melhor que fazer isso com uma seleção cheia de hits para descontrair.
"Sertanejo Melhores de 2017" - Mesmo dando Adeus para 2017, a festa de Réveilloné uma ótima hora para curtir muito os maiores sucessos do sertanejo com Wesley Safadão, Simone & Simaria, Marília Mendonça e muitos outros.
"Festa de Flashback" - Essa playlisté clássica para animar toda festa, e com certeza fará sua festa de ano novo a mais agitada de todas. Divirta-se ao som de Blitz, Frenéticas, Madonna e muito mais.Além disso, os usuários da Deezer tem acesso ao "Flow", uma trilha sonora personalizada baseada no perfil do usuário com suas músicas mais queridas e novas recomendações.
Para curtir todas as sugestões de playlists, você pode baixar o aplicativo da Deezer. A Deezer é o app de streaming com o maior e mais diverso catálogo de músicas, somando mais de 44 milhões de faixas. Além disso, você também pode criar uma playlist compartilhada para cada momento do seu dia e convidar seus amigos para colocarem suas músicas preferidas. Quem é assinante Premium+ pode ouvir músicas em modo offline sem precisar se preocupar com acesso à internet.
↧
December 31, 2017, 4:00 am
Bebês que nascerem na virada do ano vão ganhar plano de previdência com R$ 2018. Sicredi apoia a ação Bebês da Virada, que chega à quarta edição e contempla crianças nascidas em todo o Brasil de parto normal nas primeiras horas do ano
Bebês que nascerem no Brasil, de parto normal, entre 0h e 2h do dia 01 de janeiro de 2018 vão receber, gratuitamente, um plano de previdência da Icatu Seguros com R$ 2018,00 investidos. A ação (www.bebesdavirada.com.br), que ocorre pelo quarto ano consecutivo, também oferece um prêmio especial: caso um dois pais do bebê da virada já seja cliente da seguradora, a criança receberá o prêmio em dobro, ou seja, R$ 4036,00. O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,6 milhões de associados e atuação em 21 estados brasileiros, apoia a iniciativa.
A ação, que premiou 74 crianças nas três edições anteriores, não é sorteio e não precisa de cadastro prévio ao nascimento. Para participar, a família deverá entrar em contato com a Icatu Seguros e apresentar a documentação solicitada. “Além de contribuir com o primeiro passo no planejamento financeiro das famílias dos bebês, queremos conscientizar a todos sobre a importância de planejar as finanças desde cedo”, ressalta Aura Rebelo, Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.
Sobre a Ação Bebês da Virada: Despertar o interesse da população em planejar o futuro financeiro desde cedo. Essa é a principal ideia da ação Os Bebês da Virada, que aproveita dois momentos que remetem ao futuro: o réveillon, período em que as pessoas fazem planos para o próximo ano que está chegando; e o nascimento de um filho, quando as pessoas também projetam grandes expectativas para o futuro daquela vida que acabou de chegar.
Sobre a Icatu Seguros: Especialista em oferecer as melhores soluções de proteção e planejamento financeiro aos seus mais de cinco milhões de clientes, a Icatu Seguros mantém diversas parcerias para comercialização de seus produtos. São mais de 130 parceiros comerciais e cerca de 130 mil empresas clientes. A companhia, que atua nos segmentos de Seguro de Vida, Previdência, Capitalização, Fundos de Pensão e Gestão de Recursos, administra recursos que ultrapassam a soma de R$ 23 bilhões, possui mais de 120 fundos sob gestão própria, que figuram no topo dos mais importantes rankings financeiros nacionais. Saiba mais: www.bebesdavirada.com.br.
Sobre o Sicredi: O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
↧
↧
December 31, 2017, 5:00 am
Uma das épocas mais aguardadas do ano, o Natal e o Ano Novo são datas especiais, pois extrapolam os significados tradicionais. São datas em que as pessoas comemoram a união, a chegada de um novo ano, mas também anseiam pela fartura de comida e bebida que há na época.Se durante o restante do ano o consumo do vinho ainda é modesto no país (cada brasileiro toma, em média, 2 litros da bebida por ano, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin), com a chegada das festas de fim de ano, esse hábito aumenta, principalmente devido aos brindes de comemoração.De acordo com Milton Assumpção, autor do livro “Viagens, Vinhos, História”, um dos fatores que resultaram nesse aumento é que, hoje, há um grande número de pessoas, em todo o mundo, que descobriu o prazer do vinho. “Temos um novo perfil de consumidor, que não tem necessidade de saber tudo sobre vinhos, mas buscam conhecer o suficiente para apreciar um bom vinho”, afirma.É comum vermos, na mesa da ceia do Natal e Réveillon, as tão esperadas garrafas de espumantes ou champagnes para acompanhar os pratos típicos da data. A razão para isso relaciona-se com a utilização do vinho como elemento de celebração, lembrando que o primeiro milagre de Cristo foi em uma festa, nas Bodas de Canaã, quando ele transformou água em vinho.Segundo Assumpção, há uma regra que se aplica àqueles que querem beber um bom vinho, seja espumante ou não: para que a experiência seja ainda mais prazerosa, também, é interessante adicionar bons tira-gostos, boa companhia e bom papo. Ou seja, nada melhor do que datas comemorativas para estourar a champagne de melhor qualidade.“Somente o fato de estourar um espumante já é uma comemoração. Esse tipo de vinho está diretamente aliado às festividades e felicidade, ele é responsável por reunir pessoas queridas para os brindes mais especiais das nossas vidas, sejam os de natal, réveillon ou até mesmo do casamento”, declara o autor do guia “Viagens, Vinhos, História”.O mundo do vinho em númerosSegundo o Ibravin, para os produtores do Rio Grande do Sul, os espumantes também são motivos de comemoração quando falam de comercialização. Nos últimos 10 anos, na região, a negociação desse tipo de vinho aumentou 112%, passando de 7,7 litros em 2006, para 16,9 em 2016. E de acordo com a Wine Inteligence’s Brazil Landcapes 2017, o número de consumidores de vinhos no Brasil passou de 22 para 30 milhões de pessoas, entre 2014 e 2016.Consolidando o Brasil como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul, de acordo com o Ibravin, a área de produção vitivinícola, em todo território brasileiro, totaliza 83,7 mil hectares, divididos, principalmente, entre as regiões de Farroupilha (RS), Bento Gonçalves (RS), Monte Belo (RS), Vale dos Vinhedos (RS), Pinto Bandeira (RS), Altos Montes (RS), Vacaria (Campos de Cima da Serra-RS), Campanha Gaucha (RS), São Joaquim (SC) e Vales da Uva Goethe (SC).Importante também destacar a cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Conhecida, oficialmente, como a capital do espumante no Brasil, pois foi onde fabricaram o primeiro espumante nacional, em 1913. A região também concentra os importantes produtores como a Chandon e a Peterlongo. Sobre o livro "Viagens, Vinho, Histórias"Elaborado como um guia de viagens que retrata as regiões vinícolas mais visitadas pelos turistas brasileiros dentro e fora do país, traz as características geográficas e, principalmente, as histórias destes lugares, traçando um roteiro prático de como o turista pode aproveitar o melhor desses destinos. Ao longo de suas páginas, o leitor descobre, por exemplo, como escolher os melhores destinos de acordo com a época do ano, onde se hospedar, quais roteiros fazer durante a viagem ou como contratar um bom guia de viagem local. O autor, que utilizou suas próprias experiências para escrever o guia, conta ainda curiosidades e histórias que só os moradores dessas regiões costumam conhecer.
↧
December 31, 2017, 6:00 pm
A Associação dos Ceramistas de Cunha - CunhaCerâmica organizou uma grande exposição para glorificar a arte cerâmica produzida no município. O coquetel de abertura acontecerá no dia 3 de janeiro de 2018, às 19h, na Casa do Artesão. Na ocasião, será lançado o documentário "Cerâmica de Cunha, Arte da Diversidade".
Localizada em meio à Serra do Mar e da Bocaina, Cunha conserva em seu território a maior reserva de Mata Atlântica do país, representada pelo Parque Nacional da Bocaina e Parque Estadual da Serra do Mar. Faz divisa com a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro e com o sul de Minas Gerais. Nas últimas décadas, tornou-se um destino turístico muito apreciado, justamente pela tradição da Arte Cerâmica e por suas belas paisagens.
A exposição estará disponível para visitação de 3 a 28 de janeiro, proporcionando uma imersão na diversidade de estilos da arte praticada na “Cidade da Cerâmica”, que tem em sua tradição a cerâmica primitiva de inspiração indígena e das paneleiras que habitavam na região, assim como a influência estética e técnicas do Japão e da Europa, introduzidas por ceramistas que chegaram à cidade nos anos 70. “Nas duas últimas décadas, com a chegada de ceramistas com diversas influências culturais e nacionalidades, formou-se um leque de artistas de múltiplas técnicas e estilos, os quais acrescentaram à Arte Cerâmica de Cunha sua tão apreciada diversidade”, esclarece Mali Fernández, da CunhaCerâmica.
É justamente essa diversidade que o visitante poderá observar na individualidade das peças, que refletem o estilo de cada um dos ceramistas expositores: José Carlos Carvalho - Ateliê Carvalho Cerâmica; Wagner Gambaré e Mali Fernández - Ateliê Gaia Arte Cerâmica; Sandra e Cristiano Quirino - Ateliê Cristiano e Sandra Quirino; Ateliê Clélia Jardineiro, Marivaldo Rodrigues - Ateliê Cheiro da Terra; Rogério David - Ateliê Casa Cunha Ceramics; e René le Denmat - Clube 23-Ateliê do Francês.
A variedade de matérias-primas - argilas branca, marrom, bege, negra -, formas geométricas, formas disformes, pintura e desenho se misturam sobre as peças. Queimadas em forno à lenha, gás, elétrico ou raku. “Cada peça é uma obra de arte única, o que conferiu à cidade de Cunha o reconhecimento como um importante polo de arte cerâmica de autor, não só do Brasil como América do Sul", conclui Mali.
↧
December 31, 2017, 6:00 pm
Em seu segundo livro, “Novos Caminhos, Novas Escolhas’’ (Cia das letras, 2016), Abilio Diniz compartilha momentos de celebração, aprendizados, saúde mental e espiritual e o papel da família em sua vida. Com mais de 70 mil cópias vendidas, o livro traça a trajetória que Abilio percorreu para equilibrar seus papeis de empresário, pai, marido, avô, bisavô e como ele ainda encontra tempo para cuidar da sua saúde e de sua espiritualidade, o que permite ao leitor conhecer mais uma faceta de um dos maiores empresários brasileiros
Grande influência no mundo corporativo, Abilio Diniz é reconhecido em todo o Brasil como um homem de negócios. Mas o que as pessoas não sabem é como ele é em sua vida pessoal. Seus anos de atuação e experiência empresarial foram moldados ao longo de uma jornada multifacetada. O empresário construiu a maior rede varejista do país, o Grupo Pão de Açúcar, enquanto enfrentava crises e desafios pessoais e profissionais. No livro, ele conta suas lutas recentes e os caminhos que percorreu nos últimos anos.
Abilio tem seis filhos e diz que a grande transformação da sua vida se deu a partir do casamento com Geyze, em 2004, e o nascimento de seus filhos pequenos Rafaela, em 2006, e Miguel, em 2009. Além disso, tem uma agenda intensa de viagens, encontros de negócios, palestras e aulas na FGV.
Mais do que nunca, Abilio Diniz se define como um homem de crença religiosa inabalável. Católico praticante, ele compartilha com o leitor suas orações para um bom e próspero ano. “Numa situação sem grandes expectativas, a fé direcionada para Deus — independentemente do nome pelo qual você o chame — é a única força capaz de alterar a ordem das coisas e de mover uma pessoa rumo a novas empreitadas. Essa capacidade interior de crer pode motivar você a desejar coisas melhores para si mesmo e para as pessoas que ama”, diz.
Abilio está sempre inovando e se aperfeiçoando. Neste ano, chegou ao marco de 1 milhão de fãs em sua página no Facebook. ‘’Novos Caminhos, Novas Escolhas’’ inspira e leva os leitores a refletirem sobre suas vidas e superações. Um verdadeiro guia que ajuda o leitor a equilibrar todos os papéis de sua vida com disciplina e organização.
Sobre o autorAbilio dos Santos Diniz nasceu em São Paulo, em 28 de dezembro de 1936. Católico praticante, vai à missa semanalmente e frequenta a igreja Santa Rita de Cássia, na Vila Mariana. Sua mãe, Floripes, foi sua principal influência no catolicismo. O pai, Valentim, iniciou-lhe, desde cedo, no mundo do trabalho e dos negócios.
Com fé, conhecimento e determinação, Abilio criou e desenvolveu, junto com o pai, o maior grupo varejista do país, o Pão de Açúcar. Sua vida é marcada pela paixão esportiva, convertida em ferramenta de autoconhecimento, busca do equilíbrio e evolução pessoal. Após o término do segundo grau no colégio Mackenzie, foi para a recém-criada Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1956.
Finalizado o curso de administração, Abilio pensou em trabalhar em uma multinacional ou continuar seus estudos de pós-graduação nos Estados Unidos. Chegou a fazer exames para a universidade de Michigan, mas quando já estava de malas prontas, seu pai lhe propôs a abertura de um supermercado. Abilio refez seus planos, assumiu um cargo executivo na empresa e encabeçou o projeto de implantação do primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em abril de 1959, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, bem perto de onde funcionava a doceira aberta por Valentim onze anos antes.
Em 1968, o Pão de Açúcar já contava com 40 supermercados e 1.642 funcionários e Abilio se firmara como um destacado executivo da empresa, jovem e empreendedor. Também mantinha uma nova rotina esportiva, agora orientada para a velocidade. Finalmente, o último fato foi o quase desaparecimento do próprio Pão de Açúcar, que esteve à beira da falência em 1990. Ainda nesse período, costurou a sociedade entre o Pão de Açúcar e o grupo francês Casino. Em busca da profissionalização, Abilio abriu mão da presidência executiva do Grupo em 2003 e passou a exercer a função de presidente do Conselho de Administração do Grupo.
Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar comprou a rede Ponto Frio, e em 2010, associou-se a Casas Bahia. Abilio Diniz tornou-se membro do Conselho do Grupo Carrefour e Presidente do Conselho da BRF, uma das maiores empresas de alimento do mundo. A Península Participações, empresa de investimentos de sua família, administra hoje um portfólio superior a R$10 bilhões, que contempla ações da BRF e do Grupo Carrefour, do qual é a terceira maior acionista.
↧