Quantcast
Channel: Resenhando.com
Viewing all 17606 articles
Browse latest View live

.: "A Biblioteca Elementar": negros e índios no imaginário carioca

$
0
0
Numa noite quente de 1733, uma mulher, oculta num burel de franciscanos, sai às escondidas do cemitério de pretos, no convento de Santo Antônio. Seu destino é a Rua do Egito, viela onde é, hoje, a Rua da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. À margem do traçado oficial da cidade de então, composto por apenas duas dezenas de casas simples, o logradouro era morada de ciganos e cristãos-novos. Ou, pelo menos, é assim na imaginação do escritor Alberto Mussa.

No caminho entre o cemitério e a rua, a mulher misteriosa testemunha um crime. Há uma discussão e um tiro. Há segredos e superstições, lendas e traições, numa trama policial que resgata parte da história do Brasil popular para refletir sobre algumas questões mitológicas universais — como a ideia, por exemplo, de que o adultério é fagulha originária de grande parte das guerras. 

Com "A Biblioteca Elementar", o carioca Alberto Mussa põe ponto final em seu Compêndio Mítico do Rio de Janeiro, conjunto de cinco romances nos quais investiga, por meio de histórias policiais, a confluência das tradições ameríndias, africanas e do Brasil popular na composição do imaginário e do panorama mitológico da cidade.

Com os romances anteriores, Mussa conquistou alguns dos principais prêmios literários da atualidade, como o Casa de Las Américas e o Machado de Assis, além de ser sido traduzido para inúmeros idiomas. A natureza do Mal e as codificações sexuais, temas centrais em sua obra, ganham ainda mais destaque neste novo livro, que ilumina um pressuposto inquietante: a mulher, no fim das contas, parece sempre a culpada.

 Alberto Mussa nasceu no Rio de Janeiro, em 1961. Contista e romancista, conclui, com este "A Biblioteca Elementar, o “Compêndio Mítico do Rio de Janeiro”, série de cinco romances policiais, um para cada século da história carioca. Recriou a mitologia dos antigos tupinambás; traduziu a poesia árabe pré-islâmica; e escreveu, com Luiz Antonio Simas, uma história do samba de enredo. Além de figurar em listas de “melhores do ano” de veículos como Veja, O Globo e Folha, ganhou os prêmios Casa de Las Américas, Academia Brasileira de Letras, Oceanos, Machado de Assis (FBN) e APCA. Estudada na Europa, nos Estados Unidos e no Mundo Árabe, sua obra está publicada em 17 países e 15 idiomas.



.: Skank traz nova turnê "Os Três Primeiros” para o ABC Paulista

$
0
0
O grupo mineiro toca no Aramaçan, em Santo André, dia 17/08


No dia 17 de agosto, sexta-feira, a banda de rock nacional Skank está de volta ao ABC Paulista para apresentar sua nova turnê no Clube Atlético Aramaçan, em Santo André.

Levando o nome de "Os Três Primeiros”, o novo show do grupo mineiro reunirá os principais sucessos dos três primeiros álbuns da carreira do Skank, contará com as músicas "Tanto”, “Jackie Tequila", “Te Ver”, “Garota Nacional” e muitas outras. Ou seja, para os fãs, será um prato cheio de clássicos!

Os ingressos para o show do Skank, dia 17 de agosto, no Clube Atlético Aramaçan, em Santo André estão à venda pelo site e aplicativo da Ticket360 e também na bilheteria do clube.
  
Serviço - Skank:
Data: 17 de Agosto (sexta-feira)
Local: Clube Atlético Aramaçan
Endereço: Rua São Paulo, 345 – Vila América – Santo André - SP
Horários:  21h – abertura 00h30 início do show
Venda Online: Site, aplicativo e pontos de venda Ticket360 ou na bilheteria do Clube Atlético Aramaçan (Terça a Sexta-Feira, das 11h00 às 13h00 / 14h00 às 19h30 e aos Sábados, das 10h30 às 13h00 / 14h00 às 18h00)
Classificação etária: 18 anos
Saiba mais: Skank no Aramaçan

.: Tributo à Michael Jackson emociona mais de 8 mil pessoas na Paulista

$
0
0
Rodrigo Teaser se apresentou no palco da FIESP neste último domingo


Divulgação


Na tarde de domingo, dia 12 de agosto, Rodrigo Teaser apresentou o emocionante “Tributo ao Rei do POP” para mais de 8 mil pessoas em plena Avenida Paulista. Show aconteceu em comemoração ao dia dos pais.
Banda ao vivo, elevador de palco, trocas de figurinos, bailarinos, show de luzes e fogos, são itens que não faltaram no show completo apresentado por Rodrigo Teaser aos que compareceram na Av. Paulista. Segunda a organização do SESI cerca de 8 mil pessoas estiveram do começo ao fim, assistindo a performance do artista que além de dançar, cantou todos os grandes sucessos do eterno “Rei do POP”

“Desde pequeno eu sonhava em cantar na Av. Paulista, e hoje poder presentear os pais com o melhor que tenho e sei fazer, é na verdade um presente para mim. Me segurei muitas vezes para não chorar, mas a emoção era visível em cada canção que eu cantava” declara Rodrigo emocionado.
Clássicos como "Billie Jean", "Thriller", "Beat it", "Smooth Criminal", "Black or White" entre outros foram interpretados ao vivo na voz de Teaser.

Cover reconhecido pela Sony Music, Rodrigo atualmente apresenta o maior show do mundo em tributo ao astro do pop. Teaser representou a América Latina, em 2003, no show "30th Years of Magic", em homenagem a Michael Jackson, em Nova Iorque, onde o próprio esteve presente. As coreografias, assim como os arranjos e figurinos, seguem o altíssimo padrão que foi apresentado durante anos por todo o mundo em suas turnês. O show tem o aval do coreógrafo Lavelle Smith, que coreografou e acompanhou Michael por mais de 20 anos.

.: Reiner Tenente é um anjo em "MPB - Musical Popular Brasileiro"

$
0
0

Ao lado de Érico Brás, o ator arranca muitas gargalhadas em "MPB - Musical Popular Brasileiro". 

Após o sucesso em São Paulo, "MPB – Musical Popular Brasileiro" chega ao Rio de Janeiro. Dirigido por Jarbas Homem de Mello, o musical conta a história de uma filial de uma multinacional brasileira na expectativa da visita de seus investidores estrangeiros ao país. 

Para impressionar os gringos e estimulá-los a investir ainda mais na nossa “terra brasilis”, a empresa decide preparar um grande espetáculo mostrando aquilo que, acreditam eles, o Brasil tem de melhor: sua música e sua gente. Só que, às vésperas da tão aguardada estreia, o diretor do espetáculo, Dino (Marcelo Góes), tem um piripaque e fica entre a vida e a morte.

No elenco está o ator Reiner Tenente que repete o sucesso com Jarbas, com quem já havia trabalhado em “Cantando na Chuva”. No musical, Tenente é Gero, um anjo caído que, junto com outro anjo fugido do inferno, o Jura (Érico Brás), conhece Dino e lhe garante o retorno à Terra. Em troca, o diretor precisa montar, em tempo recorde, um grande espetáculo musical, com as estrelas da MPB que foram dessa para a melhor, para impressionar Deus e assim garantir o lugar dos dois malandros no céu.

"Gero é um ser em transição, fugindo do inferno para tentar chegar ao céu. Ele é ingênuo, mas, ao mesmo tempo, quando percebe as situações ao seu redor, desenvolve rapidamente uma malícia, muitas vezes influenciado pelo parceiro, o Jura, que é um grande malandro, um cara que sabe tirar proveito de várias situações, inclusive é por isso que eles vão parar no inferno", explica.

Segundo o ator, para construírem o lado cômico da dupla, ele e Érico buscaram inspirações em duplas como Oscarito e Grande Otelo e "O Gordo & O Magro", já que o musical é baseado no teatro de revista.“Érico é um artista extremamente criativo e generoso, se joga muito em cena, por isso é muito divertido fazer esse trabalho com ele. E, à medida que vamos entrando em temporada, fazendo apresentações, aumentamos essa química e esse jogo em cena”.

Reiner tem uma longa carreira no teatro musical. Entre suas experiências teatrais, além de Cantando na Chuva e MPB, estão os espetáculos “Roda Viva”, “Tip e Tap ratos de sapato”, “Tim Maia – Vale Tudo – O musical”, "O Grande Circo Místico" e “Bilac Vê Estrelas”. Com autoridade de quem possui um currículo repleto de grandes produções, ele elenca as principais diferenças entre fazer um grande clássico, como "Cantando na Chuva", e um projeto autoral e brasileiro, como "MPB".

"Sair do 'Cantando na Chuva' e ir para o 'MPB' tem uma grande diferença. O 'Cantando na Chuva' vem com um material que já foi criado anteriormente que dá uma segurança para gente, mas, ao mesmo tempo, a exigência física e técnica do sapateado, da questão do fôlego, é imensa. No caso do 'MPB', já é algo desenvolvido do zero, um projeto autoral, o que, por um lado é bom, pois você tem uma liberdade de elaborar, de se colocar artisticamente de uma outra forma, porém, tem o lado da insegurança de estar fazendo um espetáculo desses pela primeira vez, com os desafios inerentes de interação com a plateia e do que tentar ou não tentar no palco", compara.

Em paralelo à MPB, Reiner comemora os cinco anos do CEFTEM (Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical), fundado em 2013, que ganhou sede própria no bairro da Glória (RJ), em junho deste ano, e que foi apadrinhado pela atriz Claudia Raia e pelo diretor João Fonseca.

"MPB – Musical Popular Brasileiro" está em cartaz às sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h, no Teatro Sesc Ginástico, Centro (RJ), até 9 de setembro.

.: Livro “Uma Poética em Cena” traz peça inédita de Maiakósvki

$
0
0

Livro lançado pela editora Perspectiva tem a peça "Os Banhos’", do poeta Vladímir Maiakóvski, traduzida diretamente do idioma russo, pelo poeta e tradutor Luiz Sampaio

O livro “Uma Poética em Cena” é uma pérola para os amantes das artes cênicas e operários do teatro. Além de trazer a inédita tradução em Língua Portuguesa da peça “Os Banhos – Drama em Seis Atos com Circo e Fogos de Artifício” realizada pelo poeta e tradutor Luiz Sampaio, traz  um ensaio de Reni Chaves Cardoso (1945 – 2008), pesquisadora de teatro e doutora pela Universidade de São Paulo, sobre a encenação original por Meyerhold e Maiakósvki (Moscou – 1930). Inclui, ainda, o texto da peça “A Barraca de Feira”, de Alexandr Blok (1906) e uma proposta de encenação meyerholdiana, com desenhos de cenário, máscaras e figurinos, elaborada pela autora.

Sobre o poeta e tradutor Luiz Sampaio
Luiz Sampaio, que estudou literatura em Moscou, aprendeu a admirar Vladímir Maiakóvski como um dos mais importantes poetas do século XX, grande inovador da língua russa, que entregou-se de corpo e alma à revolução socialista de 1917 e à criação de uma linguagem poética que espelhasse na arte o espírito revolucionário daquele momento da história de seu país e de toda a humanidade.

“Os Banhos – Drama em Seis Atos com Circo e Fogos de Artifício” foi a última peça de Maiakóvski, escrita em 1930 a pedido do diretor e seu grande admirador Meyerhold e encenada no Teatro Estatal V. Meyerhold, há exatos 29 dias antes do suicídio do grande poeta.

Maiakóvski, que desde os 15 anos de idade havia dedicado toda sua vida e sua arte aos ideais da revolução de 1917, treze anos após a tomada do poder pelos soviéticos estava muito decepcionado pelos rumos tomados pela história e criticava duramente a burocracia que havia se instaurado no poder. “Os Banhos” queria dar um banho nos burocratas e lavar a União Soviética destes tipos antirrevolucionários que, segundo Maiakóvski, eram um desvio nos caminhos que poderiam levar ao futuro e à construção do socialismo.

Como era de se esperar, a peça foi muito criticada pelos órgãos do poder. Imagina-se que esta tenha sido mais uma das inúmeras decepções que levaram ao suicídio do poeta, em 14 de abril de 1930. “Os Banhos” foi proibida por Stálin e voltou a ser encenada, poucas vezes, somente após 1955. A presente tradução do original russo, inédita em português, foi elaborada para a tese de doutoramento de Reni Chaves Cardoso, na USP, sobre a encenação original da peça.

Blog “Arca de Palavras”
Além de tradutor, Luiz Sampaio é poeta e lançará em breve seu blog “Arca de Palavras”  onde publicará três audiovisuais inéditos produzidos e dirigidos por ele, gravados no estúdio Dublavideo em São Paulo. 

O primeiro audiovisual reunirá fotos da montagem original de “Os Banhos”, 1930, com a gravação, em áudio, do primeiro ato da peça, por atores que deram vida aos personagens.

O segundo apresentará os poemas/palavras de ordem de Maiakovski, escritos em cartazes e pendurados no palco e na plateia na encenação original de “Os Banhos”, gravados em russo e em português e montados sobre fotos do poeta.

O terceiro constará da gravação, em áudio, de um texto de Jacó Guinsburg, professor emérito da Universidade de São Paulo, fundador e diretor da editora Perspectiva, sobre a peça “A Barraca de Feira”, incluindo palavras do diretor Meyerhold sobre sua montagem original em 1908. Neste audiovisual serão projetados os desenhos da proposta de encenação elaborada por Reni Chaves Cardoso.


Luiz Sampaio, por Luiz Sampaio

Sou as palavras que sou.

São de mim o que restará, além das memórias dos meus gestos a se dissiparem rápida ou lentamente em direção ao sempre.

Cresci entre leitores e livros. Aos nove anos ganhei um diário encadernado em azul, com a palavra “Pensamentos”. Ali copiei poemas e me dediquei a grafar os sentimentos que me afligiam. Nunca mais parei.

Estudei literatura, sonhando-me poeta.

A sobrevivência arremessou-me à deriva, a mares mais que distantes: ao espaço. Trabalhei uma vida implantando planetários e observatórios astronômicos públicos.  Hoje me dedico especialmente aos planetários e à criação de centros de ciências para a educação não formal.

Sou perseverante. Cruzei desertos e anos escrevendo apesar do silêncio.

Do francês, traduzi “Esperando Godot” de Samuel Beckett. Do russo, poemas de Púshkin e Liérmontov, além de “Os Banhos – Drama em Seis Atos com Circo e Fogos de Artifício”, de Maiakóvski.

Sigo vivo e ativo na sonora companhia das minhas palavras.

Minha canoa do amor não se espatifou no cotidiano.

.: Yangos realiza show de lançamento do CD "Brasil Sim Senhor" em São Paulo

$
0
0

Após uma série de shows no estado gaúcho, a banda se apresenta na capital paulista.

O grupo instrumental da Serra Gaúcha, que foi indicado ao Grammy Latino em 2017, estará em São Paulo para realizar o show de lançamento do seu quinto álbum, “Brasil Sim Senhor”, pelo selo Natura Musical. O evento acontece no dia 17 de agosto, no JazzB Gastrobar.

A banda esteve, no início do mês de julho, na sede da Copa do Mundo da Rússia, em Moscou, representando o Rio Grande do Sul. Na oportunidade, realizaram uma série de shows por meio do Brasil Music Exchange (BME), junto de nomes como Emicida, Hermeto Pascoal, Liniker e Mart’nália.

O show em São Paulo leva o nome do mais recente álbum do grupo, que teve sua turnê de lançamento iniciada em maio de 2018. “Brasil Sim Senhor” retrata a música instrumental feita no sul do Brasil e reflete a experiência da banda em todas as regiões do país. As músicas que compõem o álbum são o resultado da mistura de ritmos latinos e sonoridade brasileira.

Música de primeira
Com a formação original inalterada, o quarteto da Serra Gaúcha tornou-se uma referência da música instrumental sul-brasileira, com a qual está rodando o mundo. A fusão de milongas, chamamés e chacareras com o jazz e a música regional brasileira resulta em encontro potente e criativo de boa música. “Nos consideramos uma tribo, mais do que um grupo musical. Todos colaboram, todos se respeitam, todos são muito amigos. Chegamos onde chegamos muito graças a essa cumplicidade. Aí a sonoridade flui naturalmente”, comenta Casara.

Sobre a banda
Formada em 2005, a YANGOS é um dos grupos referência da música instrumental sul-brasileira. Formado pelos músicos César Casara, Cristiano Klein, Rafael Scopel e Tomás Savaris, a YANGOS faz da união do piano, percussão, acordeon e violão, um encontro potente, adicionando pitadas jazzísticas a milongas, chamamés e chacareras.

Serviço
Show da Yangos - "Brasil Sim Senhor"
Quando: 17 de agosto de 2018
Horário: 22h
Local: JazzB - Rua General Jardim, 43 – República
Entrada: R$ 35 - Ingressos antecipados: https://goo.gl/7gjqRV
www.jazzb.net

.: Óbidos: uma vila portuguesa para os amantes de literatura

$
0
0

No topo de uma colina, muralhas medievais protegem um lugar charmoso, formado, principalmente, por casinhas brancas e um castelo imponente no topo. Pode até parecer, mas esse não é o início de um conto de fadas. A ligação de Óbidos com a literatura vai além de suas semelhanças com um cenário de história infantil: o destino é conhecido como “Vila Literária”, possui diversas livrarias curiosas e sedia um importante festival literário anualmente.

A apenas 45 minutos de Lisboa, esta vila do Centro de Portugal tem pouco mais de 3.000 habitantes, mas o número de livrarias não para de crescer desde a criação do projeto Óbidos Vila Literária, que promove a cultura da escrita, da leitura e dos livros.

Entre os destaques da Óbidos Vila Literária estão a Grande Livraria de Santiago, que ocupa a construção de uma igreja do século 12, a Livraria da Adega, um edifício restaurado que une livraria e bar de vinhos e petiscos, e o Mercado Biológico, onde se encontram diversos produtos da região, vinhos e, é claro, muitos livros.

Outros espaços trabalham com gêneros específicos: a Galeria Pelourinho conta com exemplares sobre poesia e Fernando Pessoa, o Centro Design de Interiores tem publicações sobre design de interiores e o Histórias com Bicho é o lugar certo para encontrar livros infantis.

Para realmente sentir o espírito de Óbidos, nada melhor que se hospedar no The Literary Man Hotel, hotel temático com um acervo de 40 mil exemplares. O restaurante tem estantes repletas de livros em todas as paredes, um ambiente extremamente acolhedor, assim como os quartos belamente decorados.

Para completar, todo ano Óbidos recebe a festa literária FOLIO, que durante 11 dias dá voz a dezenas de autores portugueses e estrangeiros, além de realizar espetáculos de música, teatro, cinema, dança, tertúlias, mesas redondas e exposições. A atmosfera do festival é incrível, colocando leitores e autores em contato e promovendo uma troca de experiências incomparável. Este ano, o FOLIO acontece entre 27 de setembro e 7 de outubro.

Além da literatura, o destino encanta por outros motivos: o pôr do sol visto de suas muralhas, a ginjinha, um licor típico que é comumente servido em copinhos de chocolate, seu castelo, onde hoje funciona uma pousada, e as igrejas de Santa Maria, da Misericórdia e de São Pedro.

Sobre o Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Acesse www.centerofportugal.com.

.: "Deadpool 2 - Edição do *&#@$%@" cheio de extras estreia nas plataformas

$
0
0

Versão traz erros de gravação, easter eggs e comentários do diretor e equipe.

Dirigido por David Leitch (Atômica, De Volta ao Jogo), Deadpool 2 (Deadpool 2, USA, 2018) chega às plataformas digitais brasileiras no dia 23 de agosto, para venda e locação. Uma produção de Paul Wernick (Zumbilândia, Deadpool) e roteiro de Rhett Reese (Monstros S.A., Segundas Intenções 3) e Ryan Reynolds (A Proposta, X-Men Origens: Wolverine), versão traz erros de gravação, easter eggs e comentários do elenco e equipe de produção.

Sequência da história do mercenário mais insolente, Deadpool 2 coloca esse herói em uma aventura ainda maior. Quando Cable (Josh Brolin) vem do futuro para assassinar o mutante Russel (Julian Dennison), Deadpool precisa colocar todo seu heroísmo em ação e impedir que o pior aconteça. Para isso, ele contará com a ajuda de sua equipe X-Force. Ou, ao menos, é nisso que ele acredita.

A edição estendida do longa, "Deadpool 2 – Edição do *&#@$%@", com 15 minutos de cenas inéditas e novas piadas, estreia no Brasil no último bimestre deste ano.

Extras
• Erros de gravação
• Até que sua cara doa: tomadas alternativas
• Os lábios de Deadpool estão selados: segredos e easter eggs
• O membro mais importante da X-Force
• Valores da família Deadpool: elenco de personagens
• David Leitch, não Lynch: a direção de Deadpool 2
• Role com os socos: ação e proezas
• O experimento Deadpool na prisão
• Chadrez
• Bombado e sexy
• Monólogo de 3 minutos
• Comentário de Ryan Reynolds, David Leitch, Rhett Reese e Paul Wernick
• Saco de risada de Deadpool 2
• Fotografias


.: Rick & Renner voltam e chegam aos palcos com a Tour "Seguir em Frente"

$
0
0
Dupla fez o anúncio oficialmente no Programa do Faustão. Foto: Divulgação


A dupla Rick & Renner anunciou no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, no último domingo, 12 de agosto, que estará de volta aos palcos com a tour "Seguir em Frente", que contará com os grandes sucessos de carreira. Como não poderia deixar de ser, as redes sociais foram a loucura com a notícia transmitida no programa dominical e os nomes de Rick & Renner e do quadro em que participaram, Ding Dong, ficaram nos trend topics do Twitter durante toda a noite.

"A dupla retoma as atividades de uma forma madura, consciente, mas acima de tudo a gente descobriu o que representa Rick e Renner para a música", comenta Rick. "Reconsideramos a volta graças ao carinho que recebemos dos nossos fãs, nos apoiando nesta jornada. Com certeza será um projeto que terá muito amor envolvido e claro, comprometimento sério", detalha Rick.

Após muitos boatos e especulações no meio artístico e na internet, Renner decidiu entrar em contato com o Rick para conversarem e se unirem em um possível projeto e abertura de uma agenda de shows da dupla. Muitas mensagens de incentivo e apoio vindo das redes sociais ajudaram muito na comoção dos amigos e o que parecia distante, finalmente se concretizou. Rick & Renner novamente juntaram forças e farão esse novo projeto, a tour "Seguir em Frente", que durará dois anos e percorrerá diversas cidades do Brasil. A tour terá também shows internacionais, entre eles Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão entre outros.

O projeto trará um CD com 17 faixas regravadas com os maiores sucessos de Rick & Renner e uma música inédita: "Como Assim", de autoria do Rick. Gravados com uma releitura acústica, estarão os clássicos "Ela É Demais", "Nos Bares da Cidade", "Filha", "Só Pensando em Você", entre outros. "Essa aproximação fez bem para nós, pois não há mágoas. Estamos unidos e juntos. Mal posso esperar para sentir o carinho do público novamente. E cair na estrada com meu parceiro", completa Renner.

A volta de Rick & Renner será com a turnê "Seguir em Frente". Este projeto é administrado exclusivamente por Marquinhos Nascimento e Victor Henrique, do escritório Vibe Promoções Artística, "Nenhum compromisso com contratante será desmarcado por conta deste novo projeto com o Renner. Os contratos serão cumpridos com dedicação e profissionalismo. Casaremos a agenda dos meus compromissos para que o projeto 'Seguir em Frente' não atrapalhe o andamento", diz Rick.

E nesta sexta-feira, 17, Rick & Renner chegam com uma mega-novidade. Eles lançarão a versão repaginada da música "Seguir em Frente", faixa que empresta nome ao CD e também a tour. "Essa faixa fala muito sobre esse nosso atual momento. Ela será lançado nas principais plataformas streaming e também nas nossas redes sociais. Tenho certeza de que a letra emocionará os fãs. Ficarei também extremamente emocionado assim que começar a cantar pelos palcos do Brasil", finaliza Renner.

Sobre Rick & Renner: Rick & Renner já lançou 3 DVDs, 18 CDs, realizaram mais de 15.000 apresentações e venderam mais de 15 milhões de discos. Em 25 anos de dupla se apresentaram para um público estimado em 225 milhões de pessoas, com uma média de 15 mil pessoas por show. Se consagrando como uma das maiores duplas da história da música sertaneja.


Confira tudo sobre Rick e Renner
Site: www.rickerenneroficial.c om.br 
Instagram: instagram.com/rickerenneroficial
Facebook: facebook.com/rickerenneroficial
Twitter:twitter.com/Rickerenner_

.: "Todas As Crônicas" de Clarice Lispector reunidas em um só livro

$
0
0

Reunião definitiva da extensa produção de Clarice Lispector para jornais, "Todas as Crônicas" apresenta pela primeira vez em volume único toda a obra cronística da autora de "A Hora da Estrela". A coletânea traz as colaborações de Clarice para veículos como Jornal do Brasil, Última Hora, O Jornal e revista Senhor, incluindo 120 textos inéditos em livro, além das crônicas anteriormente publicadas nas coletâneas "A Descoberta do Mundo" e "Para Não Esquecer". 

A organização do livro ficou a cargo do editor Pedro Karp Vasquez, a partir de pesquisa textual de Larissa Vaz. Todas as crônicas traz ainda prefácio assinado pela escritora Marina Colasanti. O livro segue o mesmo projeto da coletânea "Todos os Contos", com capa assinada pelo designer norte-americano Paul Sahre, edição em capa dura com sobrecapa e sofisticado projeto gráfico, ideal para presente.  

Título: "Todas as Crônicas"
Autor: Clarice Lispector
ISBN: 978-85-325-3121-6
Código: 9788532531216
Formato: 14x21,5cm
Páginas: 704
Preço: R$ 89,90


.: "Canta Comigo": Latino é o jurado convidado do reality musical

$
0
0
Competidores cantam músicas de Anitta, Shakira e outros astros brasileiros e internacionais


Latino no "Canta Comigo". Crédito da foto: Antonio Chahestian/Record TV


Após o sertanejo César Menotti, é a vez de Latino ser o convidado especial do Canta Comigo. No quinto episódio do reality show musical, que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, o cantor de sucessos como “Me Leva” e “Festa no Apê” se juntará aos outros 99 jurados para avaliar as performances dos participantes, que disputam o prêmio de R$ 300 mil do programa apresentado por Gugu Liberato. Não será uma tarefa fácil, uma vez que o nível dos concorrentes tem sido bastante elevado.

Os artistas profissionais e amadores farão de tudo para agradar ao júri e, assim, garantir uma vaga na semifinal ou, quem sabe, na decisão da atração – para isso, no entanto, precisarão fazer com que todos os cem jurados, incluindo Latino, se levantem e cantem junto com eles a canção escolhida. No quinto episódio, os participantes vão interpretar faixas de nomes como Shakira e Anitta. Quem será que vai continuar na competição?


Como funciona? Entenda a dinâmica do programa

FASE DE SELEÇÃO
Em cada um dos seis primeiros episódios, dez competidores irão se apresentar. O maior pontuador, ou seja, aquele que conseguir levantar o maior número de jurados do episódio se classifica automaticamente para a semifinal da temporada, enquanto os donos do segundo e do terceiro lugares no ranking de pontuação se enfrentam em um duelo de vozes para decidir quem fica com a segunda vaga na semifinal.

SEMIFINAL
A semifinal do programa é dividida em dois episódios. Em cada um deles, os candidatos qualificados na fase de seleção se reapresentam para os 100 jurados em novas e contagiantes performances.

SURPRESA
O candidato que atingir a pontuação máxima e fizer com que os cem jurados se levantem de uma só vez garante uma vaga direto para a grande final. Isso pode acontecer a qualquer momento do programa, seja na fase de seleção ou na semifinal. 

FINAL
Na etapa final, os finalistas se apresentam mais uma vez para os jurados. Os dois que conseguirem a maior pontuação vão a voto popular, e o público é quem tem a palavra final: o mais votado pela audiência é consagrado o vencedor da temporada, faturando o prêmio de R$ 300 mil.

O Canta Comigo, exibido às quartas-feiras, a partir das 22h30, é a versão nacional de All Together Now, formato original da Endemol Shine Group, com direção de Marcelo Amiky e direção de núcleo de realities de Rodrigo Carelli. A temporada brasileira foi gravada nos Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, e produzida pela Endemol Shine Brasil. Inovador, o formato, que estreou mundialmente no início deste ano na BBC One, no Reino Unido, já foi vendido para outros países como Austrália, Alemanha, França, Dinamarca e Polônia. 

.: Will & Grace - The Revival: A dupla mais esperta da TV está de volta

$
0
0
Universal Pictures HE lança série em DVD


Dez anos após a oitava temporada de “Will & Grace”, a primeira temporada do revival da série chega em Home Entertainment trazendo Will (Eric McCormack), Grace (Debra Messing), Karen (Megan Mullally) e Jack (Sean Hayes) de volta aos seus papéis habituais!

O criador James Burrows, a cabeça por trás dos episódios da série também está de volta com “Will & Grace - The Revival” – primeira temporada, que chega às lojas em 22 de Agosto, em DVD.

“Will & Grace” foi transmitida pela NBC entre 1998 e 2006, venceu 16 Emmys — incluindo o prémio de Melhor Série de Comédia. Além disso, é recordada por ter sido um dos primeiros programas de horário nobre a falar abertamente sobre sexualidade.

Sinopse:É isso aí, meu bem! Uma década após sua inesquecível Oitava Temporada, o quarteto cômico mais fabuloso está de volta. Eric McCormack, Debra Messing, Sean Hayes e Megan Mullally reprisam seus famosos papéis como Will, Grace, Jack e Karen. O lendário James Burrows, diretor de cada episódio original de Will & Grace, retorna junto com muitas piadas sarcásticas e martinis indecentes. Vejam mais uma vez, das mentes de Max Mutchnick e David Kohan, a dupla mais esperta de todos os tempos da TV.

“Will & Grace - The Revival”
Gênero: Comédia
Direção: David Kohan, Max Mutchnick
Elenco: Eric McCormack, Debra Messing, Megan Mullally, Sean Hayes
País: EUA
Ano de produção: 2017
DVD Colorido
Duração: Aproximadamente 21 minutos cada episódio
Formato de Tela: Widescreen 1.78:1 Anamórfico
Áudio: INGLÊS (DD 5.1), ESPANHOL (DD 5.1), PORTUGUÊS (DD 5.1)
Legenda: INGLÊS (SDH), ESPANHOL, PORTUGUÊS
Classificação Indicativa: 12 anos
Data de lançamento: 22 de Agosto de 2018
Preço Sugerido: R$ 59,90
Bônus: Erros de Gravação; Reunindo a Turma; De volta ao começo; Comédia Clássica

.: Disney Channel exibe episódio final de "Eu Sou Luna"

$
0
0
#SouLunaParaSempre: O último capítulo será transmitido no dia 17 de agosto. O público pode conferir o trailer que antecipa o final da história



No próximo dia 17 de agosto, o Disney Channel apresenta uma programação especial para acompanhar o final da história que conquistou milhares de jovens na América Latina e Europa. Às 18h, o canal exibe o último episódio da série e depois o especial “Talent Journey", além de outras surpresas.

No emocionante final de Sou Luna, a equipe do Jam & Roller receberá uma grande notícia que os deixará perto de conquistar seus sonhos. Matteo e Simón terão seu momento como cantores. Sharon prepara sua cartada final. Luna e Ámbar vivem felizes como irmãs…Luna sabe que algo ruim acontecerá, mas está disposta a curar as feridas do passado para olhar pro futuro. Nos seus 18 anos, Luna tomará uma decisão que surpreenderá a todos. Ao término do episódio final, o especial “Talent Journey” apresentará os atores da série falando dos momentos mais emocionantes dos 3 anos de Sou Luna e mostrará um material inédito de bastidores, desde o primeiro ano.  

O elenco de Sou Luna continua com a turnê pela América Latina com o show #SouLunaAoVivo. Confira as datas dos próximos shows: http://bit.ly/DisneyLatinoSL.


.: "Only Broadway", com direção de Fernanda Chamma, volta ao Paris 6

$
0
0
Crédito: Denny Naka


Está de volta à programação dos sábados, a partir das 13h, no Paris 6 Burlesque (Rua Augusta, 2.809, Jardins), o "Only Broadway Kids & Teens". Com direção da renomada coreógrafa Fernanda Chamma (ex-"Dança dos Famosos" e atual jurada do "Dancing Brasil"), o show reúne grandes talentos infantis interpretando trechos de famosos musicais da Broadway. 

O pocket show conta com jovens talentos do teatro musical nacional, de 6 a 16 anos. Trechos de famosos musicais internacionalmente conhecidos serão interpretados em inglês e português por um elenco composto por 30 integrantes. 90 minutos de muito jazz musical dance, canto e sapateado para todas as idades, com direção artística da grande coreógrafa Fernanda Chamma.  
             
Serviço
"Only Broadway Kids & Teens"
Local: Paris 6 Burlesque Music Hall & Bistrô – Rua Augusta, 2809 – Jardins, SP
Ingressos antecipados: no site do Ingresso Rápido, na bilheteria do teatro Procópio Ferreira (Rua Augusta, 2823, terça a domingo, das 14h às 19h) ou no local do show, das 19h às 22h.
Capacidade: 232 (Paris 6 Burlesque Music Hall) e 80 pessoas (Paris 6 Burlesque Bistrô)
Políticas de meia entrada: os ingressos são couvert artístico e nessa categoria não aplica-se meia entrada.

.: Musical “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” estreia em SP

$
0
0

Inspirado em uma passagem da obra-prima "Guerra e Paz", de Leon Tolstói, “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” é revolucionário e impulsionado pelo desejo de quebrar com os paradigmas do teatro musical tradicional por meio de uma trama permeada por amor, perdão e redenção, que alia o clássico a ares de modernidade.

O musical, criado pelo compositor norte-americano Dave Malloy, se tornou um grande sucesso logo em seu ano de estreia, com 12 indicações ao Tony Awards de 2017, justamente por misturar tantos estilos distintos.

Suas composições trazem uma história totalmente musicada com ritmos que misturam o “Broadway tradicional” ao pop, soul, folk e eletrônico. Seu enredo utiliza como cenário a Rússia do começo do século XIX assolada pelas guerras Napoleônicas, mas dentro de estética e linguagem contemporâneas.

Outro ponto fora do convencional é o formato em que o musical é montado, fora do teatro e dentro de um espaço localizado em uma das áreas mais charmosas de São Paulo, o 033 Rooftop, no topo do Teatro Santander. O local será todo adaptado e contará com cenografia especial para remontar um clube russo do início do século XIX, incluindo 11 luminárias Sputnik assinadas pela designer Ana Neute.

Envolvida nessa atmosfera moscovita, a plateia poderá, além de assistir à peça, desfrutar de serviço de bar e vivenciar uma saborosa experiência gastronômica comandada pelo Chef Mario Azevedo, do 033 Rooftop, com destaque para a receita do autêntico strogonoff russo.

O 033 RoofTop oferece uma excelente infraestrutura para eventos de qualquer natureza, com modernidade e flexibilidade. O local conta com lounge, terraço, salão principal, bar, varanda privada, sala de reunião VIP, camarim, cozinha industrial e salas técnicas e de apoio.

Para promover uma atmosfera extrovertida e inovadora, o elenco extravasa o ambiente do palco principal e corre para o público em passarelas que permeiam toda a plateia, composta por cadeiras, mesas e banquetas, em atuações interativas que promovem a imersão dos espectadores. A orquestra também faz parte dessa grande festa e fica disposta em um pit no centro da plateia. Alguns dos artistas também circulam pelas passarelas tocando instrumentos.

Em sua adaptação brasileira, o musical conta com direção geral de Zé Henrique de Paula e realização da Move Concerts, mediante acordo especial com a Samuel French, Inc. O trio de protagonistas será estrelado por Bruna Guerin (Natasha), André Frateschi (Pierre) e Gabriel Leone (Anatole), além de um grande elenco. “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812” é apresentado por Ministério da Cultura, Banco Santander e Zurich Santander, e tem patrocínio de Santander Getnet.

Experiência gastronômica
Envolvida nessa atmosfera moscovita, a plateia poderá, além de assistir à peça, desfrutar de serviço de bar com variados drinks e vivenciar uma saborosa experiência gastronômica comandada pelo Chef Mario Azevedo, do 033 Rooftop. Com base na culinária russa, o destaque é a receita do autêntico strogonoff local. A outra opção de prato principal é o pelmeni, outro prato originário da Rússia, que pode ser pedido com carne ou queijo (versão vegetariana).

A entrada especial é a salada oliver, conhecida como “salada russa”, um clássico da culinária nativa. As sobremesas são as famosas pavlovas, de chocolate ou de frutas do bosque. O menu ainda tem os zakuski, tradicionais aperitivos de queijos e frutas secas e, também, porções mistas de pierogui, popular receita ucraniana incorporada a gastronomia russa. Clientes Santander tem 15% de desconto na compra antecipada, por meio do site www.ingressorapido.com.br, ou na bilheteria do Teatro Santander, da experiência gastronômica completa (1 entrada + 1 prato principal + 1 sobremesa).

O 033 Rooftop é um dos mais novos espaços de eventos de São Paulo, localizado no topo do Teatro Santander. Com uma área de 1.000m2, o terraço conta com estrutura moderna e contemporânea, que possibilita a realização dos mais diferentes tipos de eventos.

Sinopse 
Inspirado em um trecho de 70 páginas do livro Guerra e Paz, esse “vibrante e emocionante novo musical” (The New York Times) é “espetacular e extremamente original” (Entertainment Weekly) e nos leva até poucos centímetros dos jovens amantes do romance de Tolstói, que iluminam Moscou em uma “bola de fogo” de romance e paixão.

Natasha é uma bela e ingênua garota que visita Moscou enquanto aguarda que seu amado noivo Andrey volte da guerra. Em um momento de indiscrição, ela é seduzida pelo galanteador (mas já casado) Anatole e sua posição na sociedade é arruinada. Sua única esperança reside em Pierre, o solitário outsider cujo amor e compaixão por Natasha pode ser a chave para sua redenção... e para o renascimento de sua própria alma. “Um dos melhores musicais da década” (Time Out NY), “Natasha, Pierre e O Grande Cometa de 1812” tem “música deslumbrante e performances arrebatadoras” (Daily News) com uma trilha inovadora que mistura rock, pop, soul, folk e música eletrônica com composições ao estilo clássico da Broadway. O musical é uma experiência “emocionante, um banquete para os sentidos” (Associated Press), “inventiva, encantadora e profundamente romântica” (NY Post).

Elenco: 
Pierre – André Frateschi
Natasha – Bruna Guerin
Anatole – Gabriel Leone
Boris – Guilherme Leal
Julia – Nani Porto
Sonya – Adriana Del Claro
Sonya (alternante) – Miranda Kassin
Denisov – Wilson Feitosa
Princesa Mary – Lola Fanucchi
Marya D – Nábia Villela
Vasili – Daniel Cabral
Vera – Natália Glanz
Dolokhov – Andre Torquato
Anna Pavlovna – Fabiana Tolentino
Balaga – Vitor Moresco
Hélène – Carol Bezerra
Petya – Arthur Berges
Anna Mikhailovna – Letícia Soares
Mlle Bourienne – Giovanna Moreira
Bolkonsky / Andrey – Patrick Amstalden
Berg – Rafael Pucca
Nikolai – Thiago Perticarrari

Ficha Técnica:
Autor: Dave Malloy
Versões em Português: Fernanda Maia (com colaboração de Zé Henrique de Paula)
Direção: Zé Henrique de Paula
Direção Musical: Fernanda Maia
Assistente de Direção Musical: Rafa Miranda
Coreografia: Gabriel Malo
Assistente de Direção: Fábio Redkowicz
Coordenadora de Produção: Tatiana Véliz
Produtora Executiva: Mariana Mello
Projetos Incentivados: Daniela Figueiredo
Cenografia: Bruno Anselmo
Assistente Cenografia: Cesar Costa
Figurinos: Zé Henrique de Paula
Assistente de Figurino: Graziela Bastos
Iluminação: Fran Barros
Design de Som: João Baracho
Stage Manager: João Paulo Oliveira
Visagista: Fabio Petri
Diretora de Marketing e Planejamento: Anne Crunfli
Design Gráfico: Wallace Gerardi
Diretora Comercial: Simone Carneiro
Assessoria de imprensa: TAGA Comunicação
Mídias Sociais: Agência Naus
Fotografia: Stephan Solon e Victor Miranda
Produção: Adriana Del Claro / Firma de Teatro
Realização: Move Concerts
Patrocínio: Santander e Zurich Santander

Serviço:
“Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”
Apresentado por: Ministério da Cultura, Banco Santander, Zurich Santander
Patrocínio: Santander GetNet
Apoio: Multiplus
Realização: Move Concerts e Firma de Teatro
Luminárias: Sputnik Design - Ana Neute (www.itenscollections.com / inbox@itenscollections.com, @itens_)

Estreia: 24 de agosto de 2018
Temporada: Até 25 de novembro de 2018
Local: 033 Rooftop
Endereço: Complexo do Shopping JK - Av. Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi - SP
Horário: Sextas - 21h30 / Sábados - 16h e 21h30 / Domingos - 19h30
Classificação Etária: 12 anos.
Duração: 2h30 (com 20 minutos de intervalo)
Capacidade: 404 pessoas
Acesso para deficientes
Estacionamento: Valet R$ 35 – aceita todos os cartões de débito/crédito


.: Crítica de "Cinderella, o Musical", que convida o público a um baile de gala

$
0
0
Crédito da foto: @lhegal
Por Helder Moraes Miranda, em agosto de 2018.

"Cinderella, o Musical" convida os espectadores a um baile de gala. Seguindo a linha tradicional, e à moda antiga, o musical não faz concessões e percorre, a partir da trajetória da personagem do conto de fadas clássico que todos conhecem. E é a partir do ponto de vista do sonho de amor romântico que tudo acontece. Sem dispensar todo o glamour que os bailes de gala, e até as colunas sociais de antigamente, mostravam.

André Loddi, como o príncipe Tophe, brilha mais uma vez em um papel de mocinho nos musicais - antes, ele protagonizou o Sam de "Ghost - O Musical". Na pele do personagem, ele é o protótipo do rapaz idealizado por muitos para viver um romance, mas que, ingênuo a ponto de não perceber o que está ao seu redor, precisa de alguém para lhe abrir os olhos para a realidade.

Esse alguém é "Cinderella" que, nos tempos modernos, tem um quê de revolucionária e a ousadia de intermediar as solicitações de um representante do povo ao príncipe que, em um mundo sem privações, ignora os anseios das ruas além dos muros do castelo. 

Essa nuance entre a mocinha frágil e disposta a aceitar calada todos os tipos de humilhação vindas de casa até a jovem que luta pelos sonhos e direitos dos outros é mérito da atriz que interpreta a personagem título, Lia Canineu que, além de tudo, é a personificação do que o público de crianças, jovens e adultos esperam de uma autêntica Cinderella.

Entre projeções e figurinos suntuosos, outros destaques são a madrasta Talitha Pereira e as irmãs, Luana Bichiqui (Charlotte) e Letícia Mamede (Gabrielle), que servem como alívio cômico para um musical que não cede nem na hora da escolha das músicas. Não espere canções fáceis, ou o hit do filme da Disney, o espetáculo é Broadway pura, que prefere o belo ao palatável para servir ao público de hoje, acostumado a tudo que é bem mastigadinho.

O carisma de Igor Miranda, vilão em "Ghost - O Musical", também faz com que o público torça para o romance entre o personagem dele e uma das irmãs de Cinderella. Não espere uma Cinderella típica, focada em agradar a audiência do espetáculo. Nem a delicadeza de uma história clássica. Tudo em Cinderella é grande, como a voz da fada madrinha, Ivanna Domenyco, que canta com tanta alma que o público se esquece por um momento que seres encantados não existem, já que ela é a própria mágica. 

A redenção improvável e o perdão inconcebível fazem lembrar que estamos diante de um conto de fadas. Lindo, mágico e, o melhor de tudo, com a assinatura dos mestres Charles Möeller e Claudio Botelho. Permita-se.


*Helder Moraes Miranda escreve desde os seis anos e publicou um livro de poemas, "Fuga", aos 17. É bacharel em jornalismo e licenciado em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura, pela USP - Universidade de São Paulo, e graduando em Pedagogia, pela Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Participou de várias antologias nacionais e internacionais, escreve contos, poemas e romances ainda não publicados. É editor do portal de cultura e entretenimento Resenhando e assina a coluna dominical DOM.

.: Espetáculo tributo a Cyndi Lauper no Teatro Eva Wilma

$
0
0
Com mais de um ano em fase de preparação para o espetáculo, a cantora Cyndi Stein chega com o seu mais novo projeto interpretando Cyndi Lauper, grande ícone dos anos 80.

O show é uma homenagem a uma cantora que impactou a sociedade com suas atitudes e músicas marcantes que se tornaram verdadeiros hinos para o público da época.

A apresentação é uma releitura dos maiores sucessos lançados e aclamados pelo público da cantora Norte Americana mais premiada da música pop mundial desde os anos 80. Dentre os sucessos, Cyndi Stein interpreta "True Colors", "Girls Just Wanna a Have Fun", "I Drove all Night", "Time After Time", entre muitos outros títulos que marcaram época.

A intérprete de Cyndi Lauper, a cantora Cyndi Stein, ressalta a importância desse projeto em sua carreira: 'Sempre gostei da Cyndi Lauper, não só como cantora, mas como pessoa. Tenho uma identificação pessoal muito grande com ela e é uma honra representá-la'.

O espetáculo conta com o figurino personalizado de Cyndi Lauper, trazendo a todos momentos nostálgicos

Acompanhada pelos músicos: o produtor Kiko Bispo (Teclados), Bruno Pineli (Baixo), Lucas Andrade (Guitarra) e Marcos Melo (Bateria), o espetáculo dura em torno de 60 minutos e é uma apresentação reeditada para levar todos àqueles que apreciam os sucessos da cantora a uma viagem ao tempo, com relembranças de grandes momentos vividos na música pop dos anos 80 até hoje.

Serviço:
Tributo a Cyndi Lauper
Data: 24/08/2018
Horário: 21H00
Local: Teatro Eva Wilma – Rua Antônio de Lucena, 146 - Tatuapé, São Paulo – SP
Ingressos: Cyndi_Lauper



.: #ResenhandoExplica: O que é substantivo coletivo?

$
0
0
O que é coletivo? #ResenhandoExplica
Por: Mary Ellen Farias dos Santos*


Coletivo é o termo que abrange várias pessoas ou coisas, ou seja, diz-se de um substantivo que, embora no singular, indica pluralidade de seres. Confira a lista de substantivos coletivos que exprimem uma coleção de seres da mesma espécie.

Os substantivos coletivos de unidade de tempo podem ser: dia, semana, mês, ano, bimestre, semestre, trimestre, década, século, milênio.

Substantivos Coletivos de Pessoas:
Assembleia: grupo de pessoas
Banca: grupo de examinadores
Banda: grupo de instrumentistas
Bando: grupo de desordeiros
Batalhão: grupo de soldados
Cambada: grupo de vadios, malvados
Caravana: grupo de viajantes
Cavalgada: grupo de cavaleiros
Comunidade: grupo de cidadãos
Corja ou Choldra: grupo de malandros
Chusma: grupo de gente
Concílio: grupo de bispos
Conclave: grupo de cardeais reunidos para eleger o papa
Congresso: grupo de parlamentares
Corpo docente: grupo de professores
Elenco: grupo de atores, artistas
Exército: grupo de soldados
Falange: grupo de soldados ou anjos
Família: grupo dos parentes
Farândola: grupo de mendigos
Horda: grupo de bandidos invasores
Junta: grupo de médicos, credores, examinadores
Júri: grupo de jurados
Legião: grupo de soldados, anjos ou demônios
Malta: grupo de malfeitores
Multidão: grupo grande de pessoas
Orquestra: grupo de instrumentistas
Plateia: grupo de espectadores
Plêiade: grupo de artistas correlacionados
População ou Povo: grupo de pessoas de uma determinada região
Prelatura: grupo de bispos
Prole: grupo de filhos
Quadrilha: grupo de bandidos ou grupo de dança coletiva das festas juninas
Súcia: grupo de velhacos, patifes, malandros
Tertúlia: grupo de parentes ou amigos
Time: grupo de jogadores
Tripulação: grupo de marinheiros ou aviadores
Tropa: grupo de soldados
Turma: grupo de alunos de uma mesma classe

Substantivos Coletivos de Animais:
Alcateia: grupo de lobos
Bando: grupo de pássaros
Boiada: grupo de bois
Burricada: grupo de burros
Cáfila: grupo de camelos e dromedários
Cainçalha: grupo de cães
Capela: grupo de macacos
Cardume: grupo de peixes
Colmeia ou Enxame: grupo de abelhas
Escola: grupo de cetáceos
Fato: grupo de cabras
Fauna: grupo de animais de uma região
Fio: grupo de atum
Gataria: grupo de gatos
Manada: Grupo de bois, búfalos e elefantes
Matilha: grupo de cães
Miríade: grupo de insetos ou estrelas
Ninhada: grupo de filhotes
Nuvem: grupo de gafanhotos
Panapaná: grupo de borboletas
Pelotão: grupo de soldados
Plantel: grupo de animais de raça, bovinos ou equinos
Praga: grupo de insetos nocivos
Rebanho: grupo de ovelhas
Revoada: grupo de aves em voo
Trompa: grupo de lhamas
Tropilha: grupo de cavalos
Vara: grupo de porcos

Substantivos Coletivos de Plantas:
Arvoredo: conjunto de árvores
Bosque: conjunto de árvores
Buquê: conjunto de flores
Cacho ou Penca: conjunto de frutas, de uvas, bananas e cabelo
Carvalhal ou Reboredo: conjunto de carvalhos
Cabidela: conjunto de moedas
Cerca: conjunto de cerquinhos
Flora: conjunto de plantas de uma região
Herbário: conjunto de plantas secas prensadas
Olival: conjunto de oliveiras
Pomar: conjunto de árvores frutíferas
Ramalhete: conjunto de flores
Réstia: conjunto de alhos, de cebolas
Souto ou Castinçal: conjunto de castanheiros
Xiloteca: conjunto de amostras de espécies de madeiras (para estudos e pesquisas florestais) 

Substantivos Coletivos de Objetos:
Acervo: de objetos, de bens, obras de arte
Antologia: trechos de leitura
Arsenal: grupo de armas
Atlas: mapas reunidos em livro
Bagagem: objetos de viagem
Baixela: utensílios de mesa
Biblioteca: grupo de livros
Cinemateca: grupo de filmes
Coletânea: grupo de textos ou músicas
Discoteca: grupo de discos
Enxoval: grupo de roupas
Esquadrilha: grupo de aviões
Fardo: grupo de tecidos, papel, feno, palha
Feixe: grupo de lenhas
Fornada: grupo de pães
Frota: grupo de carros ou navios
Galeria: grupo de objetos de arte
Hemeroteca: grupo de jornais e revistas
Molho: grupo de chaves
Pilhas: grupo de coisas colocadas umas sobre as outras
Pinacoteca: grupo de quadros
Resma: quinhentas folhas de papel
Seleta: grupo de textos escolhidos
Trouxa: grupo de roupas
Videoteca: grupo de vídeos


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm


.: Crítica do divertido "Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!"

$
0
0

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em agosto de 2018


Não resta dúvida de que "Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!", é melhor do que a primeira comédia musical. Sem muita pretensão e longe de ser uma trama elaborada, a sequência de "Mamma Mia!" ilustra, numa edição agradável, os acontecimentos já conhecidos pelo público, no filme de 2008. Com enredo pautado novamente em Donna Sheridan, na nova película, os detalhes das relações amorosas da jovem com Harry, Sam e Bill, os três pais de Sophie são embalados ao som de Abba. 

O novo filme de 1h54 começa com Sophie batalhando para realizar o sonho da mãe já falecida: reerguer o hotel, agora batizado de Hotel Bella Donna. Nesse ínterim, a narrativa não-linear, brinca entre o presente e o passado mostrando como foi a chegada da jovem até a ilha da Grécia, Kalokairi -fictícia, pois a produção foi gravada Em Vis, Croácia. 

Ao frisar a complicada relação de Donna com a mãe Ruby (Cher), entra em cena Lily James (Cinderella), a verdadeira mocinha da história, trazendo assim, a versão juvenil de outros personagens. Entre encontros e desencontros, o elo entre a mãe Donna e a filha Sophie, mesmo após a morte, é inquebrável. Diferentemente da relação complicada entre a filha Donna e a mãe Ruby.

Sozinha, Donna recebe apoio de Sofia (Maria Vacratsis), desde que cuide da casa abandonada, além da parceria com as amigas Tanya e Rosie, assumindo de vez o posto da integrante principal do grupo musical Donna & The Dynamos. Todos precisamos de alguém para dar aquela força. Até mesmo a impulsiva Donna!

Entre passado e presente das Sheridan, "Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!" pauta a história de Sophie na de Donna, destacando as semelhanças cíclicas da vida. Tal qual se diz: "A história é a mesma. Só muda os personagem do enredo."

Enquanto que em "Mamma Mia!" não fica claro quem dos três candidatos é o pai de Sophie, neste, a dúvida é a respeito de que Donna morreu. Contudo, "Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!" é do tipo que faz refletir, cola as músicas na mente e deixa muita vontade de rever. Além disso é um filme extremamente agradável e ainda tem a Cher cantando "Fernando", além de uma linda cena maternal com Mery Streep. Sem dúvida, a distração é uma completa garantia de diversão!


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm



Trailer

Cher canta "Fernando"






Sobre o Cine Roxy: Em mais de oito décadas, o Roxy é caso raro de cinema que acompanhou a transformação da maneira de se exibir um filme: dos primeiros e grandes rolos de película ao sistema digital. A rica trajetória se deve à perseverança e o senso empreendedor da família Campos: de pai para filho, chegou ao atual diretor do Roxy, Antônio Campos Neto, o Toninho Campos. A modernização, aliada à tradição, transformou o Roxy no principal cinema do litoral paulista, fato que rendeu a Toninho o Prêmio ED 2013 na categoria Exibição -Destaque Profissional de Programação, considerado o principal do país nos segmentos de exibição e distribuição. E o convite para ser diretor cultural do Santos & Convention Visitors Bureau.

.: Pabllo Vittar lança "Problema Seu", primeiro single do novo álbum

$
0
0
Canção estreia acompanhada de clipe em que a cantora interpreta uma espiã
A cantora Pabllo Vittar apresenta, nesta quarta-feira (15), o aguardado primeiro single do segundo álbum da carreira – “Problema Seu” já está disponível em todas as plataformas digitais de áudio (https://SMB.lnk.to/ProblemaSeu) e estreia acompanhado de uma superprodução inspirada na temática da espionagem. Com direção e roteiro da dupla Os Primos (João Monteiro e Fernando Moraes), o clipe da faixa, patrocinado pela TNT Energy Drink, foi gravado no Palácio dos Cedros, em São Paulo.

A missão é muito importante: resgatar o “PV2”, codinome para o segundo álbum da carreira de Pabllo Vittar. Para ajudá-la a passar por todos os obstáculos e recuperar o artefato valioso, a cantora convoca o agente X - mas não será uma missão fácil. Na calada da noite, a dupla de espiões invade o lugar que mantém o “PV2” e precisa passar por armadilhas e sistemas de segurança. Em meio a toda a ação, que envolve sensores de laser, confrontos com seguranças bons de briga e, claro, muita dança, Pabllo e seu parceiro flertam um com o outro. Quando finalmente alcançam o artefato, uma reviravolta muda o rumo da história.

O desfecho você confere no clipe:


Viewing all 17606 articles
Browse latest View live