Quantcast
Channel: Resenhando.com
Viewing all articles
Browse latest Browse all 17369

.: Violinista Jessé Reis é o vencedor do "Prelúdio 2016", da TV Cultura

$
0
0
Fotos: Jair Magri
Com a presença de um público emocionado que lotou a Sala São Paulo, Jessé Reis, violinista de 19 anos, morador de São Miguel Paulista, periferia da Zona Leste de São Paulo, foi o vencedor da grande final do Prelúdio 2016, exibida no último domingo, 18 de dezembro, na TV Cultura.

O único concurso de música clássica da tevê brasileira teve uma disputa acirrada em suas oito eliminatórias, quatro pré-semifinais e duas semifinais. A grande final não foi diferente. Jessé Reis disputou o prêmio com solistas de peso, a soprano Laura Duarte, de 27 anos; o fagotista Luis Chávez; e Públio da Silva, oboísta, ambos de 25 anos.

O corpo de jurados foi  composto pela bailarina Ana Botafogo; pelo sociólogo e grande incentivador da música clássica José Pastore; pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo; e pelo pianista e professor Gilberto Tinetti.

Amante do violino, já por volta dos seis anos Jessé Reis se dedicava a aprender e estudar, espontaneamente, cada nova etapa do instrumento. Seu pai, também violinista, sempre o influenciou e ensinou os toques principais. Por isso, o orgulho que ele trazia a seus familiares foi tornando-se ainda maior.

Desde cedo, dizia: ‘‘quero poder ter muito dinheiro para comprar uma casa nova’’. E apesar da distância que, hoje, separa pai e filho, ambos continuam muito presentes na vida um do outro. Seu maior sonho é tocar música de qualidade, expandir seu conhecimento na área e viajar para o exterior. Sonho que agora, após vencer o Prelúdio 2016, vai poder realizar. Jessé ganhou como prêmio uma bolsa de estudo de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste.

Prelúdio 2017
As inscrições para a edição do Prelúdio 2017 já estão abertas, no portal da TV Cultura: tvcultura.com.br/preludio. Podem participar jovens instrumentistas de até 25 anos e cantores de até 28 anos, que terão a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste na Hungria, oferecida pela Embaixada da Hungria.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 17369